Freixo de Espada à Cinta, Macedo de Cavaleiros, Vinhais, Vimioso e Valpaços albergam as sete praias de águas interiores em Trás-os-Montes que esta época balnear ostentam a distinção “Qualidade de Ouro”.

 

Tal como tem vindo a ser hábito em épocas anteriores, a Quercus voltou a atribuir a classificação de “Praias com Qualidade de Ouro” às zonas balneares do pais cujas águas balneares apresentam melhores resultados em termos de qualidade. Em Trás-os-Montes, foram sete as praias que mereceram o selo da Associação Nacional de Conservação da Natureza. A praia fluvial da Congida, em Freixo de Espada à Cinta, as praias da Ribeira e da Fraga da Pegada na Albufeira do Azibo em Macedo de Cavaleiros, Ponte da Ranca e Ponte de Soeira, em Vinhais, Ponte da Maça, em Vimioso, e Rabaçal, em Valpaços, foram as águas interiores premiadas pela Quercus com “Qualidade de Ouro”.

Para receber esta classificação, é necessário que a qualidade da água tenha sido excelente nas últimas cinco épocas balneares, ou seja, de 2011 a 2015. Este ano, foram distinguidas 382 praias em 100 municípios portugueses, entre as quais 338 zonas balneares costeiras, 36 interiores e 8 de transição. Este prémio anual é atribuído exclusivamente por esta organização às praias portuguesas com melhor qualidade da água.

O objetivo da Quercus passa por destacar as praias que, ao longo de cinco anos, apresentam sistematicamente uma água balnear de qualidade excelente, tendo em conta a classificação da legislação em vigor e que, nesse sentido, oferecem, assim, uma maior fiabilidade no que respeita à qualidade da sua água.

Ao proceder a esta classificação, a Quercus acaba por excluir ou incluir certas zonas balneares com base em critérios rigorosos que passam pela obrigatoriedade, não só da qualidade da água ter sido “excelente” nas cinco últimas épocas balneares, como também de todas as análises realizadas, sem exceção, na última época balnear, em 2015, terem apresentado resultados francamente positivos.

De tal forma que, atualmente, muitas famílias portuguesas já se guiam por esta “bandeira” para decidirem antecipadamente o seu local de férias, já que a qualidade é um fator cada vez mais importante na escolha de um qualquer destino, sendo o interior norte do país considerado por muitos como um autêntico paraíso.

De salientar que, em comparação com os múltiplos critérios para atribuição da Bandeira Azul, esta avaliação efetuada pela Quercus é mais limitada, pois baseia-se somente na qualidade da água das praias. Contudo, é bem mais exigente nesse aspeto em específico, para além de incluir todas as águas balneares, não envolvendo qualquer processo de candidatura.

Este ano e em comparação com 2015, a Quercus identificou mais 68 praias com “Qualidade de Ouro” em Portugal. Do total das 382 com selo de qualidade, 321 praias situam-se no continente, 41 nos Açores e 20 na Região Autónoma da Madeira.
 

 



PARTILHAR:

GNR de prevenção para evitar "Queima do Gato"

2,5 milhões de euros para Catedrais de Trás-os-Montes