A vila de Montalegre, no distrito de Vila Real, recebe a segunda e última sexta-feira 13 do ano com um espetáculo de cor, luz e som junto ao castelo onde espera reunir “milhares” de visitantes, divulgou a autarquia.

Esperando mais de 60 mil visitantes, provenientes de Norte a Sul do país e da vizinha Espanha, o presidente da Câmara de Montalegre, Orlando Alves, disse hoje à Lusa que a comemoração da “Noite das Bruxas” nas sextas-feiras 13 é uma janela de oportunidades e de valorização do território.

“Quem vem à sexta-feira 13 não fica só uma noite, fica todo o fim de semana, o que faz com que durma, coma e consuma em Montalegre, impulsionando a economia local”, afirmou.

O autarca referiu que o município investe cerca de 150 mil euros na organização do evento, mas sublinhou que “o retorno é incomensuravelmente maior”.

Além do desfile de “bruxas”, “demónios”, “figuras do além” ou “duendes”, a última sexta-feira 13 vai apresentar o espetáculo “Sexta 13 – O Regresso Mágico”, uma viagem no espaço e no tempo em busca do conhecimento ancestral dos rituais das bruxas, exiladas durante séculos numa dimensão digital oculta, do seu significado na sociedade atual.

Em contagem decrescente para a noite “mais mágica” desta vila de Trás-os-Montes, as lojas comerciais, restaurantes e hotéis estão decorados com motivos ligados a esta data de azar e as rotundas da vila estão “vestidas a rigor”.

Os restaurantes, com uma ementa específica, onde os convivas serão surpreendidos por “figuras do além” enquanto comem, já tem lotação esgotada, tal como os hotéis.

A figura principal da festa vai ser, como vem sendo habitual, o padre António Fontes, conhecido por "Dom Bruxo", que tem como tarefa a preparação da queimada, licor feito à base de aguardente, limão, maçã e açúcar, acompanhada por um espetáculo piromusical.

Antes de servir a queimada ("mistela abençoada"), "Dom Bruxo" faz o esconjuro da bebida, recitando a ladainha "mochos, corujas, sapos e bruxas, demónios, trasgos e diabos, espíritos das enevoadas veigas", livrando-a de maus-olhados, feitiços e bruxedos.

A diversão e animação continuam, até de madrugada, pelos bares e discotecas.

A sexta-feira 13 é uma das bandeiras de Montalegre e é, segundo a autarquia, “um peso pesado” na promoção deste município do distrito de Vila Real.

Desde 2002, que a Câmara de Montalegre, no distrito de Vila Real, festeja as sextas-feiras 13, iniciativa que já faz parte do calendário cultural da região e se tornou numa das maiores festas de rua do país.
Foto: Manny Moura



PARTILHAR:

Mobilidade e Coesão Transfronteiriças em debate

Miranda do Douro investe meio milhão de euros em acesso ao IC5