«Viajar no rio Douro é seguro». A garantia é do capitão do Porto do Douro. Mendes dos Santos já tinha essa certeza, mas ontem ficou provada no primeiro exercício de salvamento fluvial no Alto Douro Vinhateiro.

O simulacro \"Sarex Régua 2009\" decorreu junto à cidade do Peso da Régua e envolveu uma embarcação turística da empresa Douro Azul, com cerca de 90 pessoas a bordo. No âmbito do exercício, saiu fora da via navegável e encalhou. O resultado foi um rombo no costado que permitiu a entrada de água e que originou um incêndio num motor eléctrico.

Do acidente resultou um passageiro morto (simulado por um manequim). Caiu ao rio e só foi encontrado horas depois por uma equipa de mergulhadores. Ficaram feridos vários passageiros e elementos da tripulação, que foram evacuados em barcos dos bombeiros e da Polícia Marítima e transportados para o hospital.

\"Tudo correu como previsto, embora haja sempre algumas arestas a limar em termos de coordenação\", sentenciou, ao JN, o comandante Mendes dos Santos. O objectivo era testar as capacidades da tripulação perante um incêndio, bem como os meios de salvamento marítimo.

O capitão de fragata adianta que as embarcações de grande porte possuem \"bons sistemas de combate incêndio\" e tripulações \"bem treinadas\" capazes de efectuar o primeiro socorro. \"Se houver acidentes com alguma dimensão é sempre necessário o apoio das entidades com responsabilidades na área\". Ontem, depois de serem evacuadas todas as pessoas, também foi testada a manobra de reboque da embarcação para o cais, para ser reparada. Estão previstos mais simulacros para breve.



PARTILHAR:

Área ardida quase quadruplicou

Guerra arguido no caso Freeport