A empresa Águas de Carrazeda está a implementar um sistema informático que ajudará a reduzir de um dia para dois minutos a identificação de uma avaria nas canalizações. Chama-se sistema de informação geográfica e vai monitorizar na totalidade as redes de abastecimento público de água e de drenagem de águas residuais. Se não existirem contratempos, o equipamento estará pronto a funcionar em pleno dentro de um ano.

Neste momento está a iniciar-se o trabalho de levantamento de tubagens, ramais, caixas, entre outros. Baseia-se em coordenadas geográficas, cartografia no terreno e ortofotomapas. O cadastro final será gerido por um software específico. Uma vez em funcionamento, todos os trabalhos de planeamento, manutenção ou intervenção para debelar avarias serão coordenados através daquele programa.

Segundo o administrador daquela empresa de Carrazeda de Ansiães, Francisco Morais, deixará de ser necessária a, agora usada, análise visual de mapas e plantas, para através de uma simples consulta na base de dados do computador obter todas as características da rede na rua onde for detectada uma anomalia, seja nas condutas de água ou de esgotos.

O sistema vai também fornecer dados sobre qual a área que poderá ser afectada pela avaria, a profundidade da canalização, quantos clientes ali existem, quem são, qual a pressão e o caudal da água, quanto tempo vai tardar a resolver, etc. \"São informações que agora demoram um dia a pesquisar e que depois podem estar disponíveis em dois minutos\", garante o responsável.

No Verão, deverá ser possível começar a introduzir dados no software, que depois passarão por uma fase de validação, de modo a evitar erros de leitura. Será ainda ligado ao sector comercial, para possibilitar a obtenção de dados mais precisos sobre os clientes afectados.

O sistema, já usado por alguns serviços municipalizados de águas em concelhos de maior dimensão do litoral, acabará por tornar mais eficaz a intervenção no terreno da Águas de Carrazeda, frequentemente criticada pela população por alegada demora na resposta.



PARTILHAR:

Equipa para defender a floresta

No Sorteio da Taça