Carrazeda de Ansiães Vila Flor são dois dos municípios do Nordeste transmontano cuja sentença está ditada no último relatório da Comissão da Seca 2005 caso não chova que se veja, só há água para abastecimento até ao final de Fevereiro. Mas o administrador da Águas de Carrazeda e o vice-presidente da Câmara de Vila Flor ainda têm esperança.

O primeiro confia que, se falhar a precipitação, a população voltará a responder. \"Em Agosto, em condições normais, consomem-se 55 mil metros cúbicos; no mesmo mês de 2005, com os apelos à poupança, gastaram-se 32 mil\", conta Francisco Morais.

Com uma albufeira projectada para 800 mil metros cúbicos utilizáveis, os níveis actuais da Barragem de Fonte Longa não passam dos 95 mil, pois a seca prolongada reduz drasticamente a capacidade de reposição de 450 mil anuais esperados. A empresa espera que o panorama melhore e que não sejam necessários racionamento ou o recurso a autotanques.

Além de nova campanha de sensibilização para a poupança, de restrições ao uso de água (rega de jardins e lavagem de ruas, por exemplo) e de novos furos e exploração de nascentes (nove sistemas independentes a juntar aos 26 já existentes), a empresa está a desviar água da Ribeira de Belver. Por ora, usa uma bomba (caudal de 30 metros cúbicos/hora). No Verão, deverá estar em serviço um canal gravítico, contribuindo com 110 mil metros cúbicos de reforço em ano muito seco e 840 mil em ano muito húmido.

Dessa sorte não pode gabar-se a Associação de Regantes do Vale da Vilariça, cujo perímetro está sem água. No bloco Norte, a barragem da Burga esgotou-se em Julho e a de Salgueiro poderá ficar seca no Verão. Em 2005, as perdas de culturas atingiram os 90%. Este ano poderá ser pior, pois não há dinheiro para investimentos e há árvores irremediavelmente afectadas, nota Fernando Brás, da Associação de Regantes e presidente da Junta de Freguesia de Santa Comba da Vilariça. Para que os agricultores se abalancem em investimentos nos pomares, as barragens teriam de encher pelo menos metade.

Capacidade de armazenamento suficiente para dois anos de seca começa a não faltar. Com a conclusão do plano de regadio, à capacidade actual de 3,3 milhões de metros cúbicos (soma das albufeiras da Burga e Salgueiro) serão adicionados quatro milhões na barragem de Santa Justa, cujo enchimento ainda não foi autorizado, e 4,5 milhões de metros cúbicos na de Ribeira Grande e Arco, já adjudicada.

Há muitos anos que fazem falta barragens nas terras de Vila Flor, nota o vice-presidente da Câmara, Fernando Barros. A autarquia lançou o projecto da nova barragem - Valtorno/Mourão - em construção, com capacidade para, pelo menos, 1,4 milhões de metros cúbicos , o dobro da do Peneireiro, que se encontra apenas a 20% do volume útil. Não está construída, explica, devido à falta de água em 2005. Com as nascentes locais e alguma chuva, a obra avança. Em Maio, espera, pode começar a bombar água para a estação de tratamento do Peneireiro. Mas ainda terá de realizar mais furos, havendo já 17 locais seleccionados.



PARTILHAR:

Até 30 de Março

Apelo da Secretaria de Estado das Comunidades