Passar para o conteúdo principal
Diário de Trás-os-Montes
Montes de Notícias
  • Início
  • Bragança
    • Alfândega da Fé
    • Bragança
    • Carrazeda de Ansiães
    • Freixo de Espada à Cinta
    • Macedo de Cavaleiros
    • Miranda do Douro
    • Mirandela
    • Mogadouro
    • Torre de Moncorvo
    • Vila Flor
    • Vimioso
    • Vinhais
  • Vila Real
    • Alijó
    • Boticas
    • Chaves
    • Mesão Frio
    • Mondim de Basto
    • Montalegre
    • Murça
    • Ribeira de Pena
    • Sabrosa
    • St.ª Marta Penaguião
    • Peso da Régua
    • Valpaços
    • Vila Pouca de Aguiar
    • Vila Real
  • Reportagens
  • Entrevistas
  • Fotogalerias
  • Vídeos
  • Opinião
  1. Início
Bragança é a terceira cidade portuguesa a integrar a plataforma internacional Street Art Cities

Sm`arte 2018 com balanço “extremamente positivo”

Bruno Mateus Filena em Seg, 18/06/2018 - 22:40

A terceira edição do Sm`arte trouxe à capital de distrito diversas iniciativas, algumas pioneiras, como o Mercado de Rua, a Praça dos Artistas, Estátuas Vivas, street basket, slackline e nove intervenções de arte urbana em espaço público.

 

Terminou este domingo a terceira edição do Festival de Street Art em Bragança. Alex Dorici, Frederico Draw & Contra, The Caver, ARM Collective (Gonçalo Mar e Ram), Trip Dtos, Lucky Hell e Duarte Saraiva foram os artistas de serviço que protagonizaram as nove intervenções de arte urbana concretizadas em espaço público, que visam “transformar o rosto de Bragança” dotando de cor e sentimento as paredes, os edifícios e a própria capital de distrito que lhes deu guarida durante estes dias.

Esta edição que aconteceu entre os dias 15 e 17 de junho ficou, também, marcada por uma forte componente competitiva. Pela primeira vez, o Desporto de Rua associou-se à street art com exibições de Slackline e um torneio 3x3 de street basket na Praça da Sé organizado pela Associação Estrelas Brigantinas e que contou com, sensivelmente, 40 jovens atletas amantes desta vertente mais urbana do basquetebol dito tradicional. Os mais corajosos puderam mesmo experimentar o desporto radical de nome Slackline que consiste numa linha dinâmica, esticada entre dois pontos fixos e que permite ao praticante andar e fazer manobras sobre as quatro linhas que estiveram disponíveis. Foram, também, instaladas linhas de Trickline, uma vertente de freestyle da modalidade, onde o campeão nacional Rui Mimoso fez uma série de demonstrações com manobras de alto nível.

Outra das iniciativas, inserida no Festival de Street Art, e que teve um estrondoso sucesso foi a Praça do Artista, nomeadamente, durante o dia de sábado, em que centenas de pessoas, sobretudo, crianças acorreram ao espaço da responsabilidade da Plataforma de Arte e Criação de Bragança, que pretendeu promover a criatividade junto da comunidade através de um conjunto de workshops de livre participação, entre os quais pintura com especiarias e em acrílico, escultura e modelagem de máscaras tradicionais.

Nesta terceira edição do festival de arte urbana, destaque ainda para a feira de artigos usados com entrada livre e aberta das 10 às 20 horas. No Mercado de Rua, onde participaram com “barraca montada” quase três dezenas de pessoas, venderam-se, compraram-se e trocaram-se artigos em segunda mão como, por exemplo, artesanato, vestuário, calçado, acessórios, brinquedos, livros e discos.

Os mais pequenos não foram esquecidos pelo município brigantino, já que houve um Espaço Infantil com pinturas faciais, modelagem de balões e oficinas criativas de ciência, para além da vertente animação de rua que contou com dez estátuas vivas espalhadas pelo centro da cidade, desenho de caricaturas, sessões de teatro e música ao ar livre.

 

Após esta terceira edição do Sm`arte, Bragança conta já com 39 intervenções de street art em espaços públicos, afirmando-se cada vez mais, a nível nacional e internacional, como uma referência na arte urbana.

 

O Mundial também teve um lugar de relevo à semelhança do que aconteceu no Europeu de Futebol. Na Praça Camões encontra-se, ainda, instalado um ecrã gigante, rodeado por tasquinhas e cujo pontapé de saída aconteceu com a estreia de Portugal a empatar a três bolas com a vizinha Espanha. A seleção conseguiu lotar a praça, onde uma multidão constituída por portugueses e espanhóis vibrou com o inesquecível hat-trick de Cristiano Ronaldo. Uma autêntica festa de golos continuada, depois, pelo dj Fernando Alvim que animou o resto de uma típica noite quente de verão.

“Este ano, o Festival de Street Art foi uma iniciativa que correu muito bem, tendo em conta todo o histórico que já existia do Sm`arte com cerca de 30 intervenções, às quais somámos mais nove de vários artistas, contando, também, com a colaboração de diversas entidades da cidade o que é particularmente relevante porque envolve a comunidade local e isso também faz com que as pessoas se revejam bastante mais naquilo que é feito”, exprime o presidente da Câmara Municipal de Bragança, considerando o balanço “extremamente positivo” de um evento que já é uma referência a nível nacional e que começa, agora, a dar o salto em termos de projeção internacional.

Sumarizando todo o Festival de Street Art, fazendo referência à Praça do Mundial, ao street basket, ao mercado de rua, ao slackline, às estátuas vivas cuja “atratividade suscitou uma enorme comoção”, Hernâni Dias carateriza a Bragança contemporânea como uma "galeria ao ar livre" e argumenta que “foi criada toda uma dinâmica sem paralelo à volta deste último festival de arte urbana, ganhando de ano para ano uma maior expressão num inequívoco sinal de constante evolução e claro crescimento em relação às duas primeiras edições, até pelas novidades que foram incluídas no Sm`arte 2018”.

Trata-se, de acordo com o edil brigantino, “de colocar Bragança no mapa mundial no que à arte urbana diz respeito”, promovendo o turismo e a dinamização económica não só da cidade como, também, do próprio concelho. Nesse sentido, convém não esquecer que, no início desta terceira edição, o município revelou que a capital do nordeste foi convidada a integrar a Street Art Cities. Uma plataforma de âmbito internacional que conta com 187 cidades de 58 países e cerca de 12 mil intervenções feitas em espaço público. A nível nacional, somente duas cidades integravam esta rede de arte urbana, Lisboa e Loures. Bragança é, agora, a terceira cidade de Portugal a constituir-se como parceira da Street Art Cities. “Este convite significa o reconhecimento, em primeiro lugar, pelo trabalho que o município de Bragança tem vindo a desenvolver nesta área e, em segundo, significa entrar para um leque restrito de municípios a nível nacional e, inclusive, internacional, onde o conceito de arte urbana é devidamente reconhecido”, proferiu Hernâni Dias, na altura da conferência de imprensa de apresentação do Sm`arte 2018, admitindo que este “é um convite extremamente lisonjeiro”, até porque, “em Portugal, apenas duas cidades integram a Plataforma”.

 

NOTÍCIA COM GALERIA FOTOGRÁFICA EM: https://www.diariodetrasosmontes.com/fotogaleria/smarte-2018

 

Partilhar



+ Reportagens

Bragança
Desafio, competir, “ultrapassar”, vencer

Conhecido nas pistas de corrida por Rafa, começou a andar de mota em abril com, apenas, sete anos e tendo, logo, participado em duas corridas da Classe Mini-Motos, o "#56" é, muito provavelmente, o piloto de motas mais jovem em Trás-os-Montes alguma vez federado. 

Bragança
Bragança em modo rosa choque

Quase centena e meia de pessoas oriundas de cidades como Lisboa, Porto, Braga e Salamanca fizeram da 1ª Marcha do Orgulho um sucesso, numa clara manifestação de apoio e solidariedade à comunidade LGBTIQ da capital nordestina.

Bragança
Novo espaço em Bragança onde a arte abriu residência

Foi inaugurada oficialmente na Capital do Nordeste a Plataforma de Arte e Criação, uma autêntica casa para artistas que poderão ensinar, criar e expor os seus trabalhos com total liberdade criativa.


+ Entrevistas

Bragança
Regresso ao futuro conduzidos pelo espírito da Cultrónica

"As noites de Hip-Hop surgem em formato intimista, aproximando os Artistas dos Espetadores. Desta fusão, acreditamos que resulte uma simbiose, levando a singularidade do momento a uma experiência sensorial ímpar".

Bragança
“Bragança é das cidades mais culturais deste país”

O diretor do CACGM esquadrinhou o baú das memórias para, em retrospetiva, recordar uma década de existência de uma casa que faz da arte residência e que se tem distinguido de outras no contexto cultural pela notoriedade que tem trazido à região...

Bragança
“Nunca tivemos tanto e nunca se soube tão pouco e de tanto ver estamos todos cegos”

O fadista Paulo Bragança regressa já esta quinta-feira à terra que o viu crescer, onde irá atuar no teatro municipal...

Bragança
"Buraka é sempre passado, presente e futuro"

Na última noite da Semana de Receção ao Caloiro 2018, organizada pela AAIPB, Blaya não deixou os seus créditos por mãos alheias levando ao rubro o quase lotado pavilhão do NERBA em Bragança.

Bragança
"Preferes o pai ou a mãe?"

Ricardo Araújo Pereira, Pedro Mexia e João Miguel Tavares, moderados por Carlos Vaz Marques, lotaram o Teatro Municipal de Bragança onde inauguraram a 4ª edição do Festival Literário que decorre na capital do nordeste entre os dias 18 e 26 de maio.

Bragança
Amor e tristeza na soturna voz de Yasmin Levy

A artista israelita perdeu o pai quando tinha somente um ano de idade, mas cantou com ele, em palco, uma música em espécie de homenagem como a própria disse "graças às novas tecnologias”.


+ Galerias

TAG RAGA #56
CACGM - "Corpo e Paisagem"
Terra Natal e de Sonhos 2018
"Humor a Bordo"
Projeto "Sorrir Branquinho"
Paulo Bragança
Norcaça, Norpesca & Norcastanha
17ª Feira Inter. do Norte
Plast&Cine 2018
Bem vindos caloiros
Receção aos novos alunos do IPB
Festa da História 2018

+ Vídeos


Blaya na SRC em entrevista
Blaya em entrevista
Plast&Cine 2018 Discurso de Georges Dussaud
G. Dussaud homenageado
Careto Air Show Vintage 2018
Careto Air Show Vintage 2018
Bragança: para conquistar e ser conquistada
Bragança
Bragança terra natal e de sonhos 2015
Época natalícia abriu em Bragança

Opinião

Retrato de chrys
Chrys Chrystello
Lusofonia na ilha-montanha
12/02/2019
Retrato de bj
Batista Jerónimo
Carta Aberta ao Senhor Primeiro Ministro
12/02/2019
Retrato de igreja
Manuel Igreja
Carta a Deus Nosso Senhor por causa do Trump
11/02/2019
Retrato de luis
Luis Ferreira
Aliança em terras improváveis
10/02/2019

Mais Vistas

Precisam-se operários de construção civil para trabalhar na Suiça
// Emigração
JOM inaugurou em Bragança a 21ª loja
// Diversos
Grupo Luz Saúde anuncia mais 50 postos de trabalho em Vila Real
// Vila Real
Operador turístico fica responsável pela linha do Tua e pela manutenção
// Trás-os-montes
Lago dos Santuários situados no concelho de Alfândega da Fé
// Alfândega da Fé
Tribunal repete julgamento de mãe por maus-tratos a filhas adotivas
// Vila Real
Bragança volta a repetir o 3º lugar na maior prova de gestão Nacional
// Bragança
António Costa em visita de trabalho a Trás-os-Montes
// Trás-os-montes
Trabalham no Centro de Investigação de Montanha 151 investigadores
// Bragança
Sismo de magnitude 2,2 sentido em Torre de Moncorvo
// Torre de Moncorvo





Publicidade

CRONISTAS

Retrato de ana
Ana Soares
Retrato de Nuno
Nuno Magalhães
Retrato de fernando
Fernando Campos Gouveia
Retrato de Tania
Tânia Rei
Retrato de Jorge Nunes
Jorge Nunes
Retrato de bob
António Bob Santos
Retrato de chrys
Chrys Chrystello
Retrato de joaomartins
João Gabriel Martins
Retrato de henrique
Henrique Ferreira
Retrato de Paulo
Paulo Fidalgo
Retrato de Pinheiro
Francisco Pinheiro
Retrato de luisbastos
Luís Mota Bastos
Para sugestões, informações ou recomendações: diario.tm@hotmail.com

Formulário de pesquisa

Diário de Trás-os-Montes

© Diario de Trás-os-Montes (Desde 1999)

Proibida qualquer cópia não previamente autorizada.



  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Contactos
  • Login


Bragança

  • Alfândega da Fé
  • Bragança
  • Carrazeda de Ansiães
  • Freixo de Espada à Cinta
  • Macedo de Cavaleiros
  • Miranda do Douro
  • Mirandela
  • Mogadouro
  • Torre de Moncorvo
  • Vila Flor
  • Vimioso
  • Vinhais

Vila Real

  • Alijó
  • Boticas
  • Chaves
  • Mesão Frio
  • Mondim de Basto
  • Montalegre
  • Murça
  • Peso da Régua
  • Ribeira de Pena
  • Sabrosa
  • St.ª Marta Penaguião
  • Valpaços
  • Vila Pouca de Aguiar
  • Vila Real

Secções

  • Douro
  • Trás-os-Montes
  • Livros
  • Mirandês
  • Emigração
© Diário de Trás-os-Montes