A terceira edição do Sm`arte trouxe à capital de distrito diversas iniciativas, algumas pioneiras, como o Mercado de Rua, a Praça dos Artistas, Estátuas Vivas, street basket, slackline e nove intervenções de arte urbana em espaço público.

 

Terminou este domingo a terceira edição do Festival de Street Art em Bragança. Alex Dorici, Frederico Draw & Contra, The Caver, ARM Collective (Gonçalo Mar e Ram), Trip Dtos, Lucky Hell e Duarte Saraiva foram os artistas de serviço que protagonizaram as nove intervenções de arte urbana concretizadas em espaço público, que visam “transformar o rosto de Bragança” dotando de cor e sentimento as paredes, os edifícios e a própria capital de distrito que lhes deu guarida durante estes dias.

Esta edição que aconteceu entre os dias 15 e 17 de junho ficou, também, marcada por uma forte componente competitiva. Pela primeira vez, o Desporto de Rua associou-se à street art com exibições de Slackline e um torneio 3x3 de street basket na Praça da Sé organizado pela Associação Estrelas Brigantinas e que contou com, sensivelmente, 40 jovens atletas amantes desta vertente mais urbana do basquetebol dito tradicional. Os mais corajosos puderam mesmo experimentar o desporto radical de nome Slackline que consiste numa linha dinâmica, esticada entre dois pontos fixos e que permite ao praticante andar e fazer manobras sobre as quatro linhas que estiveram disponíveis. Foram, também, instaladas linhas de Trickline, uma vertente de freestyle da modalidade, onde o campeão nacional Rui Mimoso fez uma série de demonstrações com manobras de alto nível.

Outra das iniciativas, inserida no Festival de Street Art, e que teve um estrondoso sucesso foi a Praça do Artista, nomeadamente, durante o dia de sábado, em que centenas de pessoas, sobretudo, crianças acorreram ao espaço da responsabilidade da Plataforma de Arte e Criação de Bragança, que pretendeu promover a criatividade junto da comunidade através de um conjunto de workshops de livre participação, entre os quais pintura com especiarias e em acrílico, escultura e modelagem de máscaras tradicionais.

Nesta terceira edição do festival de arte urbana, destaque ainda para a feira de artigos usados com entrada livre e aberta das 10 às 20 horas. No Mercado de Rua, onde participaram com “barraca montada” quase três dezenas de pessoas, venderam-se, compraram-se e trocaram-se artigos em segunda mão como, por exemplo, artesanato, vestuário, calçado, acessórios, brinquedos, livros e discos.

Os mais pequenos não foram esquecidos pelo município brigantino, já que houve um Espaço Infantil com pinturas faciais, modelagem de balões e oficinas criativas de ciência, para além da vertente animação de rua que contou com dez estátuas vivas espalhadas pelo centro da cidade, desenho de caricaturas, sessões de teatro e música ao ar livre.

 

Após esta terceira edição do Sm`arte, Bragança conta já com 39 intervenções de street art em espaços públicos, afirmando-se cada vez mais, a nível nacional e internacional, como uma referência na arte urbana.

 

O Mundial também teve um lugar de relevo à semelhança do que aconteceu no Europeu de Futebol. Na Praça Camões encontra-se, ainda, instalado um ecrã gigante, rodeado por tasquinhas e cujo pontapé de saída aconteceu com a estreia de Portugal a empatar a três bolas com a vizinha Espanha. A seleção conseguiu lotar a praça, onde uma multidão constituída por portugueses e espanhóis vibrou com o inesquecível hat-trick de Cristiano Ronaldo. Uma autêntica festa de golos continuada, depois, pelo dj Fernando Alvim que animou o resto de uma típica noite quente de verão.

“Este ano, o Festival de Street Art foi uma iniciativa que correu muito bem, tendo em conta todo o histórico que já existia do Sm`arte com cerca de 30 intervenções, às quais somámos mais nove de vários artistas, contando, também, com a colaboração de diversas entidades da cidade o que é particularmente relevante porque envolve a comunidade local e isso também faz com que as pessoas se revejam bastante mais naquilo que é feito”, exprime o presidente da Câmara Municipal de Bragança, considerando o balanço “extremamente positivo” de um evento que já é uma referência a nível nacional e que começa, agora, a dar o salto em termos de projeção internacional.

Sumarizando todo o Festival de Street Art, fazendo referência à Praça do Mundial, ao street basket, ao mercado de rua, ao slackline, às estátuas vivas cuja “atratividade suscitou uma enorme comoção”, Hernâni Dias carateriza a Bragança contemporânea como uma "galeria ao ar livre" e argumenta que “foi criada toda uma dinâmica sem paralelo à volta deste último festival de arte urbana, ganhando de ano para ano uma maior expressão num inequívoco sinal de constante evolução e claro crescimento em relação às duas primeiras edições, até pelas novidades que foram incluídas no Sm`arte 2018”.

Trata-se, de acordo com o edil brigantino, “de colocar Bragança no mapa mundial no que à arte urbana diz respeito”, promovendo o turismo e a dinamização económica não só da cidade como, também, do próprio concelho. Nesse sentido, convém não esquecer que, no início desta terceira edição, o município revelou que a capital do nordeste foi convidada a integrar a Street Art Cities. Uma plataforma de âmbito internacional que conta com 187 cidades de 58 países e cerca de 12 mil intervenções feitas em espaço público. A nível nacional, somente duas cidades integravam esta rede de arte urbana, Lisboa e Loures. Bragança é, agora, a terceira cidade de Portugal a constituir-se como parceira da Street Art Cities. “Este convite significa o reconhecimento, em primeiro lugar, pelo trabalho que o município de Bragança tem vindo a desenvolver nesta área e, em segundo, significa entrar para um leque restrito de municípios a nível nacional e, inclusive, internacional, onde o conceito de arte urbana é devidamente reconhecido”, proferiu Hernâni Dias, na altura da conferência de imprensa de apresentação do Sm`arte 2018, admitindo que este “é um convite extremamente lisonjeiro”, até porque, “em Portugal, apenas duas cidades integram a Plataforma”.

 

NOTÍCIA COM GALERIA FOTOGRÁFICA EM: https://www.diariodetrasosmontes.com/fotogaleria/smarte-2018

 



PARTILHAR:

CIM Trás-os-Montes reivindica comboio entre Leixões e Zamora

Vendidas dez toneladas de cereja no maior certame anual alfandeguense