O Solar dos Condes de Vinhais, edifício barroco, provavelmente datado do século XVIII (a data exacta da sua construção não é conhecida), situado no centro da vila de Vinhais, deverá conhecer em breve uma nova utilização, depois de ter permanecido inabitado e vazio ao longo de décadas.

Adquirido pela Câmara Municipal há cerca de oito anos, o solar, também conhecido como "Casas Novas", vê agora aprovada uma candidatura da própria autarquia para a sua recuperação, com o fim de aí instalar uma biblioteca. Porém, não deverá ainda ser este o projecto responsável pela dinamização do espaço, que a Câmara Municipal considera muito grande para albergar exclusivamente a biblioteca, como é agora exigido como condição de aprovação da candidatura. Por isso, "em princípio, a Câmara Municipal vai deixar cair esta candidatura", avançou ao Semanário TRANSMONTANO o vereador José Manuel Rodrigues.

O edifício ocupa uma superfície de 580 metros quadrados, tem três pisos, e têm ainda anexos uma capela, um bloco de cavalariças e uma cozinha com arrumos. Nas traseiras do edifício existe ainda um terreno outrora ajardinado mas agora votado ao abandono. Parte desse terreno foi entretanto cedido para a construção do quartel da GNR, devendo o restante ser, também, agora recuperado.

José Manuel Rodrigues reitera a intenção da Câmara Municipal fazer "outro aproveitamento" do solar, que poderá então, segundo um projecto em reflexão, vir a funcionar como um "mini centro cultural", incluindo a biblioteca e outros equipamentos, como um auditório, estando também a ser pensada a recuperação da cozinha regional. Neste sentido, nova candidatura a fundos comunitários deverá ser apresentada.

Recordamos que depois da sua aquisição, a Câmara Municipal investiu 25 mil contos numa cobertura nova para o edifício, no sentido de travar a sua degradação, numa altura em que tinham decorrido já 30 anos sobre as últimas obras de beneficiação.



PARTILHAR:

Auto da Índia

Grande Noite Latina a favor do Lar "Amália Rodrigues"