O projeto 'Sons da Montanha' criou um arquivo sonoro do vento, chuva, das orações ou dos trabalhos do campo dos locais que foram percorridos e que inspiraram Miguel Torga, e vai ser apresentado sábado, em Sabrosa.

O projeto da autoria de Luís Antero foi produzido para o Espaço Miguel Torga, localizado em São Martinho de Anta, concelho de Sabrosa, distrito de Vila Real, e visa homenagear o poeta e escritor.

O objetivo foi, segundo um comunicado divulgado pela Câmara de Sabrosa, gravar para memória futura "o bucolismo que ainda existe e persiste em São Martinho de Anta, mas igualmente os sons do presente e do quotidiano daquela que é a terra natal do autor do livro 'Contos da Montanha'".

Este arquivo sonoro permanente vai ficar alojado 'online' e fisicamente, no Espaço Miguel Torga, e ficará disponível a todos os visitantes.

Os sons gravados agrupam-se em duas temáticas, o natural e o social.

Como exemplo de sons do natural está a água, o vento, a chuva, a trovoada, aves ou animais.

Nos sons de temática social encontram-se trabalhos agrícolas e de pecuária, pastores, histórias de vida, relatos, cancioneiro, património acústico religioso (sino, relógio da igreja, orações populares), antigas e atuais profissões, dialetos, sons do quotidiano da aldeia, e ainda os percursos de Miguel Torga.

A apresentação do projeto será feita em formato de "concerto de olhos vendados", em que o público será convidado, através da imaginação, a visitar os locais mais importantes da vida e da obra de Miguel Torga, bem como os cantos e recantos da sua aldeia natal, São Martinho de Anta.

Este projeto tem por objetivo ser uma homenagem do Espaço Miguel Torga à obra do escritor e a "todas as gerações que marcaram a história desta localidade, e do seu património cultural imaterial".

Miguel Torga, cujo nome de batismo era Adolfo Correia da Rocha, nasceu a 12 de agosto de 1907, em São Martinho de Anta, concelho de Sabrosa, distrito de Vila Real, e morreu a 17 de janeiro de 1995, em Coimbra.

Torga inspirou-se na sua aldeia e nas paisagens do Douro para criar muitas das suas obras, desde os poemas, os contos ou os romances, como a 'Criação do Mundo', 'Bichos', 'Contos da Montanha' e 'Vindima'.
Foto: António Pereira



PARTILHAR:

GNR detém seis alegados traficantes de droga

Carlos Almendra avança pelo PSD à procura de “mudança” em Vinhais