Um homem de 48 anos, solteiro, ficou completamente carbonizado depois de um incêndio seguido de explosão, ocorrido na pequena casa onde morava sozinho, em Souto Maior, Sabrosa, passavam cerca de cinco minutos das 20 horas de terça-feira.

José Eduardo Teixeira dos Santos tinha, segundo vários testemunhos de amigos e vizinhos, \"problemas de alcoolismo\". Quase todos suspeitam \"Se calhar, estava a dormir com um copito a mais e não deu conta de nada\", especula um vizinho.

Mesmo ao lado da casa, que ficou completamente destruída, mora Maria de Fátima Santos, que é \"como se fosse da família\", pois foi casada com o pai da vítima, ele também já falecido. Não sabe \"como terá acontecido. Ele não tinha electricidade. Usava velas para se alumiar. Se calhar foi a vela. A explosão da botija de gás só se deu quando a casa já estava completamente em chamas\", garantiu. A senhora estava visivelmente transtornada, lamentando \"Uma morte assim ninguém merece. Quando o tiraram de dentro da casa, era um cibinho, embrulhado num lençol. Ficou em cinzas\".

Quem deu o alarme foi um jovem vizinho que passava no local \"O Jorge, que mora ali acima um bocadinho, ia visitar a madrinha, que mora mais abaixo, e deu conta. Chamou-me, mas já não conseguimos entrar, porque a porta era de ferro, estava fechada e completamente em brasa. Lembrei-me logo da botija de gás e ela explodiu uns segundos depois. Tivemos de fugir todos pela rua abaixo\", conta.

Luís António Dias era amigo da vítima \"Era muito bom rapaz. Na segunda-feira vi-o passar com a mangueira para a botija do gás. Perguntei-lhe se também tinha comprado as braçadeiras e disse-me que sim. Ainda pensei vir ajudá-lo, mas não tinha cá o carro\". As outras vizinhas parecem entender o drama deste sexagenário, e logo o descansam: \"Não foi nada com a botija. Ela só explodiu por causa do calor. Foi outra coisa que causou o incêndio\", afirmam.

O óbito foi confirmado no local pela equipa médica da VMER de Vila Real. O que restou do corpo foi levado para Vila Real, para autopsiar. A PJ esteve no local. A família conta realizar o funeral hoje à tarde, após a chegada de uma das irmãs de José Eduardo, que reside em França.



PARTILHAR:

Execução fiscal

Racionalizar os recursos.