Os comerciantes de Vila Pouca de Aguiar manifestam-se esta segunda-feira contra o aumento «insuportável» da factura da água, que só na taxa de saneamento subiu «950 por cento», disse à agência Lusa um dos empresários descontentes.

O protesto está marcado para junto do edifício da Assembleia Municipal, que reúne na segunda-feira à tarde e onde os manifestantes vão pedir esclarecimentos ao presidente da autarquia, o social-democrata Domingos Dias. O comerciante, que preferiu não ser identificado, explicou que, em Janeiro, a sua factura da água passou dos \\"5,80 para os 21,18 euros\\", enquanto que, outros empresários sentiram aumentos dos \\"18 para os 75 euros\\".

Isto porque, salientou, embora o \\"custo da água apenas tenha aumentado cinco por cento, a taxa de saneamento aumentou 950 por cento e a dos resíduos sólidos 305 por cento\\". A juntar a isto está, segundo o empresário, uma \\"nova taxa de 4,75 euros\\". Os comerciantes alegam ter sido \\"surpreendidos\\" pelos aumentos, aprovados pela maioria social-democrata na Assembleia Municipal (AM) de Vila Pouca de Aguiar.

O presidente da autarquia, Domingos Dias, disse à agência Lusa que as novas taxas \\"foram recentemente aprovadas em Assembleia Municipal e de acordo com a nova legislação que saiu para o sector\\". No entanto, o autarca não fecha a porta à possibilidade de se ajustarem as taxas aplicadas. \\"Está a ser reanalisado\\", frisou.



PARTILHAR:

Acidente junto a Rossas

Momento de desespero