Depois de anos a construírem uma relação profícua, espelhada em três espetáculos, o Teatro Municipal de Bragança decidiu homenagear a Companhia Nacional de Bailado com o descerramento de uma placa comemorativa.  

 

Nas comemorações dos 40 anos da Companhia Nacional de Bailado (CNB), foi colocada a 16 de março no Teatro Municipal de Bragança (TMB) uma placa de homenagem alusiva à efeméride.

A comemorar, em 2017, quatro décadas de existência, a CNB está a fazer uma grande digressão nacional e o teatro brigantino não foi exceção, tendo sido um dos palcos escolhidos para apresentação do espetáculo na passada quinta-feira à noite, que procurou reunir em palco alguns dos coreógrafos que mais influenciaram a história da dança.

“Este momento representa uma singela homenagem que é feita a artistas ou entidades de reconhecido valor que têm pisado o palco deste equipamento cultural e, neste caso em particular, a Companhia Nacional e Bailado que esta noite será acolhida no teatro por ocasião da sua digressão comemorativa dos 40 anos”, começou por declarar o presidente da Câmara Municipal de Bragança, momentos após o descerramento da placa.

“É uma companhia que já esteve aqui no teatro três vezes e que é por nós reconhecida como de grande valor e, por isso, quisemos deixar aqui uma marca descerrando uma pequena placa de homenagem à Companhia Nacional de Bailado”, concluiu Hernâni Dias, enfatizando que só “quem tem valor poderá ser reconhecido como tal” e daí só terem sido descerradas sete placas até à data, em treze anos de história do TMB, inaugurado a 31 de janeiro de 2004.   

O Diário de Trás-os-Montes esteve, também, à conversa com o diretor artístico da CNB, que nos resumiu o espetáculo que iria ter lugar duas horas depois. “Esta é uma noite interessantíssima, pois temos quatro coreógrafos completamente distintos e com vários momentos da história da dança, depois trata-se de bailarinos incríveis, fantásticos e ótimos intérpretes e com obras que foram marcantes da história da dança mundial”, revelou Paulo Ribeiro, que se mostrou muito sensibilizado com a homenagem feita à companhia que com orgulho dirige.

 



PARTILHAR:

Macedo cria Gabinete de Defesa do Consumidor e Sobreendividado

Vila Real sensibiliza para incêndios e usa igrejas para chegar às pessoas