Cinco ovelhas e três cordeiros foram, ontem, de madrugada, mortos por lobos em Cerejais, Alfandega da Fé. Um carneiro e uma ovelha ficaram, ta mbém, gravemente feridos.

Sérgio Vaz, filho do proprietário dos animais atacados, garantiu que esta é já a terceira investida de lobos aos seus rebanhos e que , desta feita, ocorreu junto a uma vedação contígua à habitação dos donos afectados, que fica nas imediações do Santuário do Cerejais e a pouco mais de 50 metros de um lar da terceira idade.

\"Os lobos estão a aproximar-se cada vez mais da aldeia, o que está a levantar receios. Em outros locais da região, os ataques acontecem longe de lugares habitados e junto a estábulos. Mas aqui, em Cerejais, os lobos parecem não terem medodas pessoas\" acrescentou Sérgio Vaz.

O medo leva já alguns moradores a prometer \"retaliar\" caso haja mais ataques de lobos, embora haja consciência de que se trata de uma espécie protegida no Parque do Douro Internacional.

\"Não pensaremos duas vezes em tomar medidas e, embora seja o último recurso, encaramos a hipótese de utilizar armas . Não se pode deixar é que alguém seja ferido quando está em defesa dos seus rebanhos\", disse um dos residentes, que não quis identificar-se. Técnicos do Instituto da Conservação da Naturez estiveram, ontem, no local para tomar conta da ocorrência e verificar os prejuízos causados por mais um ataque de lobo.

No início do mês passado, em Selores, Carrazeda de Ansiães, lobos mataram 15 ovelhas a um agricultor, causando um prejuízo que ronda os 1500 euros. Em caso de ataque, o Parque assume o pagamento de indemnizações.



PARTILHAR:

Festival de pirotecnia

Até ao final do ano