Até ao final do ano deve estar pronto o canil da Associação Mirandelense de Protecção Animal (AMPA), que de início deverá ter cerca de 160 cães, precisamente os que estão em cativeiro num quintal de Odete Beleza, a presidente da associação.

A Câmara doou um terreno, os serviços técnicos estão a elaborar o projecto e até pode ser disponibilizada a mão-de-obra. A associação conta com material de construção cedido por alguns empresários do ramo.

Apesar de ter sido constituída em 2002, a AMPA tem poucos associados, pelo que esta é também uma boa oportunidade para uma campanha de angariação de sócios, para se conseguir \"instalações condignas para o elevado número de cães e gatos abandonados\", afirma Fernanda Mesquita, da AMPA, que também está receptiva a donativos e a produtos relacionados com alimentação, higiene e saúde dos animais.

A direcção da associação está muito satisfeita com a solução. \"Temos consciência que a situação actual é muito má para os cães, que não têm o espaço desejado, para os vizinhos e para a própria presidente da associação, que tem feito um esforço físico e financeiro notáveis\", acrescenta .

O caso arrasta-se há mais de três anos e tem vindo a agravar-se com o aumento do número de animais, pelo que os habitantes do bairro do Convento dizem que não suportam mais a situação. Inclusivamente, já a denunciaram através de um abaixo-assinado enviado a diversas entidades.



PARTILHAR:

Cooperativa agrícola

Acção de sensibilização no Porto