Justina Almeida dirigia-se para o Tribunal Judicial de Alijó, perto da Ourivesaria Brás, quando deparou com três indivíduos em grande correria, com tabuleiros com peças de ouro debaixo dos braços. «Fiquei branca como a cal da parede, foi cá um susto, mas não se meteram comigo, só queriam fugir», recorda.

Os três indivíduos, encapuzados e armados, tinham acabado de assaltar ontem de manhã a Ourivesaria Brás, situada no Largo do Chafariz, Alijó. Eram 09.15 quando três homens irromperam pela ourivesaria empunhando uma shotgun e enormes brocas de ferro, com cerca de meio metro - que eram usadas pelos mineiros, ao que apurámos.

\"Entraram de rompante, muito nervosos, quase de certeza que a prática não era muita, pois o tiro que dispararam foi ocasional\", recordou ainda nervoso, Fernando Brás, proprietário da ourivesaria, que estava sozinho aquando do assalto. Na altura, explicou ao DN, ficou com a sensação que o tiro apenas aconteceu pela \"falta de prática\" dos assaltantes - que nunca falaram com ele. \"Apenas balbuciaram algumas frases que não consegui entender\", disse.

Os encapuzados não perderam tempo. \"De imediato, com as brocas partiram as vitrinas e delas retiraram todo o ouro que continham, ainda partiram a vitrina dos relógios, mas não os levaram\", conta o proprietário. \"Mantive-me sempre calado e estático a um canto, não proferi qualquer palavra, estava em estado de letargia e assim permaneci por largos minutos\", referiu.

Após o assalto, os indivíduos dirigiram-se para um Opel Corsa preto estacionado frente ao estabelecimento, arrancando de seguida. Apesar de encapuzados \"deu para entender que eram indivíduos jovens, dado a desenvoltura e o nervosismo\", disse.

Ainda segundo o ourives, os assaltantes falavam português, pois durante a fuga, junto ao automóvel, ouviu-os dizer \"arranca, rápido, vamos depressa\", lembrou. Embora tenham levado apenas parte do recheio da ourivesaria, Fernando Brás estima \"o prejuízo em cerca de 35 mil euros, não cobertos pelo seguro\".

Uma testemunha, que não se quis identificar, viu os três assaltantes fugir: \"Estive de frente para eles quando arrancaram no Opel preto em direcção ao Tua\", contou.

A viatura utilizada no assalto foi roubada na zona do grande Porto, não tendo sido detectada até ao final do dia de ontem. A Polícia Judiciária esteve logo pela manhã no local.



PARTILHAR:

Em Vilar de Ledra

Animais estão de regresso