Cerca de 30 duplas de pilotos portugueses, espanhóis e franceses vão participar no Rainforest Challenge, que vai decorrer em Murça, de 6 a 10 de Setembro. Uma prova de aventura das mais prestigiadas no mundo, que promete emoções fortes em percursos praticamente inacessíveis, seja em terra ou em água.

«Vão ver o 4x4 mais extremo que existe no mundo». Álvaro Aznar, da empresa espanhola «Sin Limite», que organiza o Rainforest, aguça desta forma o «apetite» dos amantes do todo- -o-terreno. Poderão ser vistos jipes quase totalmente submersos, «tal como são vistos no Congo, na Malásia ou no Brasil». A recriação destas situações adversas torna a prova «exigente?, mas, simultaneamente, «segura e divertida».

Este ano, a prova vai ter mais um dia que o ano passado, pois os concorrentes estrangeiros pediram mais aventura. «Já que se deslocavam de longe, ao menos que tivessem mais um dia de emoções fortes», notou o responsável.

O presidente da Câmara de Murça, João Teixeira, diz que o Rainforest «é um bom cartaz turístico». Alega que os 15 mil euros que a Autarquia gasta neste evento é recompensado pelo dinheiro que fica, sobretudo na restauração e nos cafés.

Álvaro Aznar critica que em Portugal se esteja a tentar fazer «cópias» do Rainforest, apontando o dedo a um ex-colaborador que «terá aproveitado uma lacuna na lei para criar um logótipo semelhante». Esta situação levou-o a recorrer aos tribunais. Frisa que, em Portugal, o único Rainforest se realiza em Murça.



PARTILHAR:

Movimento Cívico «Por Mirandela»

Ludoteca e sede da Junta