Um atleta, de 32 anos, morreu, anteontem à noite, quando disputava um jogo de futebol de salão no pavilhão gimnodesportivo de Torre de Moncorvo, a contar para o campeonato distrital de Bragança.

Alberto Penafria era atleta da equipa do Róios, concelho de Vila Flor, e entrou no jogo aos dez minutos, para render um companheiro. A partida era disputada entre as equipas de Santo Cristo e Róios.

Três minutos depois de ter entrado, Penafria começou a sentir-se mal. Dirigiu-se ao banco, ainda chegou a pegar numa garrafa de água e caiu inanimado. Alberto Penafria foi prontamente assistido no local pelos bombeiros e transportado para o Centro de Saúde de Torre de Moncorvo. Apesar dos esforços, o futebolista morreu, para desespero de familiares, dirigentes e companheiros de equipa.

António Moreira, presidente do departamento de futsal da Associação de Futebol de Bragança, reagiu com \"estupefacção à notícia\".

\"Não percebo como tudo aconteceu, já que o atleta esteve pouco tempo em campo, o que leva a pensar que tanto poderia morrer em campo como noutro lado qualquer. Até porque Penafria não entrou bem disposto na partida, daí ter-se dirigido ao banco da equipa\", explicou aquele responsável.

António Moreira garante que Alberto Penafria não era \"um simples atleta amador\", já que, afirma o presidente do departamento de futsal, \"a competição futebolística fazia parte da sua vida e, por isso, efectuava exames médicos com frequência\". O atleta passou por clubes de futebol de 11, como o Moncorvo, Foz CÎa, Mirandela, Mêda e Murça.

Dois dias antes do jogo fatal, o atleta tinha-se inscrito na modalidade de futsal para representa o Róios, já que não tinha clube onde jogar há vários meses.

A vítima

Alberto Penafria deixa três filhos menores. Depois de sair, o jogo continuou até faltarem oito minutos para o final... devido a excesso de humidade no piso. Ainda nenhuma equipa tinha marcado.



PARTILHAR:

Cinco dias acamado no Hospital

Professor no IPB / MIrandela