O trânsito no túnel do Marão foi reaberto no sentido Vila Real – Amarante, depois de ter estado encerrado devido a um incêndio com um autocarro, que não causou vítimas, informou a Infraestruturas de Portugal.

Em declarações e mail enviado ao Diário de Trás-os-Montes as Infraestruturas de Portugal (IP), que germ a rede rodoviária nacional, adiantou que o trânsito foi reaberto na galeria norte, sentido Vila Real – Amarante - Porto.

"A IP não prevê a reposição do tráfego na galeria sul, no sentido Amarante - Vila Real, no dia de hoje", disse ainda a mesma fonte, acrescentando que "está a ser feita uma avaliação dos danos e dos equipamentos do túnel", no entanto só depois de feitas as devidas reparações e reposta a segurança, a Infraestruturas de Portugal poderá autorizar a retoma da circulação automóvel na zona, "o que poderá demorar alguns dias".

A circulação automóvel foi cortada no domingo às 20:35 em ambos os sentidos, e desviada para o IP4, devido a um incêndio com um autocarro com 20 passageiros, que ardeu dentro do túnel sem causar vítimas.

Fonte do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro disse à Lusa que "quatro jovens pediram assistência por inalação de fumo", mas foram situações "muito ligeiras". A Rodonorte, empresa proprietária do autocarro, anunciou no domingo que vai abrir um inquérito para apurar as causas do incêndio, ocorrido no sentido Amarante-Vila Real.

O Túnel do Marão, que liga Amarante, no distrito do Porto, a Vila Real, abriu em maio do ano passado e tem duas galerias gémeas, cada uma com duas faixas de rodagem e com um comprimento de 5.665 metros.

O incêndio com o autocarro de passageiros foi o primeiro acidente do género, em dimensão, ocorrido num túnel em Portugal.

foto: UFM

 

.....................................................................................

COMUNICADO DAS INFRAESTRUTURAS DE PORTUGAL

Trânsito no Túnel do Marão reposto esta manhã no sentido Vila Real-Porto

A Infraestruturas de Portugal informa que o trânsito na Galeria Norte do Túnel do Marão, sentido Vila Real - Porto, foi restabelecido às 06h30m desta segunda-feira.

O tráfego na Galeria Sul no sentido Amarante - Vila Real será reposto após se determinar com exatidão a extensão dos danos, o que será feito ao longo do dia de hoje com as equipas da IP e das empresas construtoras e instaladoras.

A reabertura estará assim dependente da disponibilidade de reposição dos equipamentos afetados, prevendo-se que possa ocorrer dentro de alguns dias. Mais se informa que o trânsito no sentido Amarante – Vila Real continua a ser desviado para o IP4.



PARTILHAR:

Homem armado assalta CTT de Chaves

Autocarro em chamas no túnel do Marão. Não há registo de vítima