“Celebração”, “Sagrada Família” e “Natividade” são as exposições que Macedo de Cavaleiros acolhe em época natalícia e que os visitantes poderão espreitar no Museu de Arte Sacra.   

 

O Museu de Arte Sacra de Macedo de Cavaleiros entra no período do Natal com três novas exposições para apresentar aos visitantes. “Celebração” do Mestre José Rodrigues e de Raquel Rocha é “porta de entrada” neste espaço instalado na Casa Falcão.

“Esta é uma exposição muito marcante para a família porque é inédita. Não é usual dois artistas em conjunto. Ele fala com a Raquel Rocha já numa fase terminal da vida dele, embora debilitado, dispôs-se a este desafio”, recordou a filha mais velha do falecido artista e diretora da Fundação José Rodrigues. “As lágrimas caiam, claro, mas ao mesmo tempo tínhamos a oportunidade de voltar a mostrar José Rodrigues, que se deixa levar e faz esta combinação com Raquel Rocha, de uma forma interessante e baseada na partilha”, sublinhou Ágata Rodrigues.

“Celebração” resulta, assim, de um trabalho de ano e meio, tendo sido a mostra artística inaugurada em setembro passado na sede da Fundação, dez dias após o desaparecimento do artista.

O vereador da câmara municipal macedense destacou a itinerância partilhada desta exposição com o Museu do Abade de Baçal, aproveitando, também, para agradecer à curadora Inês Falcão. Referindo-se à mostra de 41 peças das paróquias do concelho, que partilham o primeiro piso do museu, Rui Costa destacou “a época natalícia” em vivência, resultando “na escolha pela Sagrada Família e pelo que simboliza. É também um exemplo para todas umas famílias, que têm identificação com uma família simples, feliz e na forma como ela é concebida”.

Dentro da exposição “Sagrada Família” é feita uma recriação da Capela do Batistério da Igreja de São Pedro de Macedo de Cavaleiros com a presença das imagens de São José e Maria, com Jesus Cristo em fotografia, pois a imagem foi roubada em 2010.

Na sala de exposições temporárias encontramos, agora, “Natividade”. Uma mostra conjunta do casal Ofélia Marrão e Luís Benites composta por pintura e alguma escultura. Estes trabalhos têm como ponto de partida este tema, de acordo com os artistas, “por estar sempre presente no ser humano. O nascimento, a maternidade e como artistas plásticos exploramos uma imensidade de formas, emoções, tal como o Natal, que é a base da cultura cristã”.

Na abertura destas exposições, no passado sábado, estiveram presentes, entre outros, o presidente da câmara municipal, Duarte Moreno, o bispo da Diocese Portalegre - Castelo Branco, António Dias, a diretora do Museu do Abade de Baçal, Ana Afonso e a coautora de “Celebração”, Raquel Rocha.

 



PARTILHAR:

19ª edição da FAG – Feira de Artesanato e Gastronomia

Flavitus conquista 37 pódios no Campeonato Regional de Absolutos