Projeto vencedor do Orçamento Participativo Jovem 2017 será executado até setembro, abrangendo três parques infantis, nomeadamente, Nossa Senhora da Conceição, Estação e Parque Corgo.

 

“Brincar é para Todos”, da Associação Lua de Alecrim foi o projeto escolhido, no âmbito do Orçamento Participativo Jovem (OPJ) 2017, instituído pelo município de Vila Real com o objetivo de promover a progressiva participação dos jovens na discussão e elaboração do orçamento municipal.

A decisão coube ao Conselho Municipal da Juventude que entre os projetos apresentados selecionou o da Associação Lua de Alecrim. Este projeto, cuja dotação orçamental é de 10 mil euros, será executado até ao próximo mês de setembro e tem como principal área de intervenção três parques infantis, nomeadamente, Nossa Senhora da Conceição, Estação e Parque Corgo, propondo a sua adaptação com a instalação de equipamentos inclusivos que permitam ser usufruídos por todas as crianças sem exceção, passando a ser multifuncionais, sensoriais e de fácil acessibilidade para as crianças com necessidades especiais e de mobilidade.

Recorde-se que o Orçamento Participativo Jovem se inspira nos valores da democracia participativa, inscritos no artigo segundo da Constituição da República Portuguesa e visa promover uma aproximação das políticas públicas locais às reais e expectantes necessidades dos jovens.

Neste sentido, o objetivo primordial do OPJ é, de acordo com o município, “sensibilizar os jovens para as questões do poder local, promovendo o debate, através da elaboração e apresentação de propostas e/ou projetos que vão ao encontro das expectativas e anseios da população mais jovem, promovendo assim uma maior envolvência e participação dos jovens na comunidade local e na sociedade em geral”.

O Município de Vila real pretende, assim, adequar as políticas públicas municipais às necessidades e expetativas dos jovens, no sentido de “melhorar a qualidade de vida da comunidade, favorecendo a participação como instrumento de modernização da administração”.

 

 



PARTILHAR:

Santa Casa de Bragança em dia de aniversário

Espanhol suspeito de vários delitos detido depois de assalto