O Secretariado Distrital dos TSD-Bragança e a Comissão Política Concelhia da JSD de Mirandela vão organizar, nos dias 14 e 15 de Setembro, sexta-feira e sábado, respectivamente, na cidade de Mirandela, a III.ª edição da PonTua - Academia Política do Nordeste.

Uma iniciativa pioneira, e única do género a ser realizada em Trás-os-Montes, fora do espectro da organização das estruturas nacionais, alicerçada na formação e produção de pensamento político.

A presente edição, epicentrada na temática Europeia, vai abordar, ao longo dos dois dias de Academia, questões tão diversas como: os novos caminhos da Europa, a mutação dos padrões ideológicos reflectidos no sistema político europeu e na orientação de voto dos cidadãos, a relevância da descentralização e dos Municípios no Desenvolvimento Europeu, e por último, a alternativa de poder que está a ser construída com a actual liderança do PSD.

Os painéis serão presididos por:

Joana Amaral Dias, com um percurso político-partidário onde se destaca a eleição de Deputada à Assembleia da República e Mandatária para a Juventude de Mário Soares na candidatura à Presidência da República (2006), Comentadora, Escritora e Professora Universitária;

Nuno Rogeiro, Politólogo, Jornalista, Comentador e ex-Professor Universitário na área da Ciência Política e Relações Internacionais;

António Alberto Machado, Presidente da Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar e Presidente da Comissão Política Distrital do PSD de Vila Real;

José Silvano, Secretário-Geral do PSD

Para João Paulo Castanho, Presidente do Secretariado Distrital dos TSD, a “presente edição do PonTUA reforça o princípio que esteve subjacente à sua idealização, isto é: trazer pensamento político e académico que vá para além da corrente ideológica que o PSD, na circunstância consagra”.

O mesmo ideal é partilhado por Nuno Magalhães, Presidente da Concelhia da JSD de Mirandela, co-organizadora do PonTUA. Para o dirigente partidário, esta Academia Política tem conseguido “trazer a discussão até ao coração transmontano e temos conseguido promover uma interação muito positiva entre os nossos jovens e os oradores.

O PonTUA decorrerá no Auditório da Santa Casa da Misericórdia de Mirandela, e terá, ainda, a presença, do Secretário-Geral dos TSD e do 1º Vice-Presidente da Comissão Política Nacional da JSD.



PARTILHAR:

Alexandre Parafita dá a conhecer as Lendas dos Castelos de Portugal

CIM transmontana reclama redução dos passes sociais e transportes