A “tão aguardada” ligação para Trás-os-Montes está prestes a ser concluída, o que acabará em definitivo com a “barreira mítica” da Serra do Marão que sempre separou o interior do litoral.

 

Está previsto que o Túnel do Marão abra ao público na terceira semana de abril, sendo certo que, no máximo, até ao fim do mês e no caso de surgir algum imprevisto, a obra estará completamente concluída, disse fonte não oficial ao Diário de Trás-os-Montes. Já o presidente da Infraestruturas de Portugal (IP) garantiu que o calendário está a ser cumprido, que a construção do túnel de 5,6 quilómetros está terminada e que, agora, só resta completar a fase de testes de segurança e alguns serviços técnicos como a instalação dos últimos equipamentos, entre os quais luzes e sinalização.

António Ramalho lembrou que a IP recebeu a obra inacabada, na sequência da decisão do Governo de resgatar a concessão ao consórcio liderado pela Somague, sublinhando que a obra foi concluída em tempo “recorde".

O responsável destacou, ainda, os "zero acidentes" no decorrer da obra, bem como a poupança de cada português em 100 euros. Isto porque a totalidade dos trabalhos exigiu entre 260 e 280 milhões de euros, menos do que os previstos 340 milhões, permitindo poupar mil milhões de euros.

Quanto às portagens, no contrato de concessão estava previsto o pagamento de 2,85 euros. No entanto, houve uma redução de 30 por cento, o que faz com que a taxa de portagem não ultrapasse os dois euros.

Recorde-se que aquele que será o maior túnel rodoviário da Península Ibérica, que liga a A4 (Porto/Amarante) à Autoestrada Transmontana, viu a sua construção ser cessada, definitivamente, em Junho de 2011. Dois anos depois, o Estado decidiu resgatar a concessão, tendo encarregue a IP, antiga Estradas de Portugal, de relançar os trabalhos.

Já o presidente da Câmara de Vila Real afirmou que a abertura do Túnel do Marão vai acabar com a "barreira mítica" da serra do Marão e permitir que este território deixe "definitivamente de ser considerado do Interior". Rui Santos deixou "escapar", em conferência de imprensa, a data em que a Autoestrada do Marão abrirá ao tráfego, apontando o dia 15, mas acrescentando depois, que será “seguramente em abril”. Para o autarca socialista, a Autoestrada Transmontana representa um fator de maior aproximação ao litoral e uma ponte de passagem para o resto da Europa, que só trará benefícios para a região transmontana.
 

 



PARTILHAR:

Objectivo desenvolver conteúdos para actividades lectivas

Fisgas de Ermelo a Património Natural da Unesco