O turismo trouxe à região quase 15 milhões de euros num ano em que, pela primeira vez, foi ultrapassada a barreira das 200 mil dormidas, registando-se um aumento de 55 por cento face a 2015.

 

Dados revelados recentemente dão conta de um crescimento do turismo na Terra Fria Transmontana acima da média nacional e regional, permitindo constatar que 2016 foi o melhor ano de sempre do turismo na região que engloba os municípios de Bragança, Miranda do Douro, Mogadouro, Vimioso e Vinhais.

Assim, pela primeira vez foi ultrapassada a barreira das 200 mil dormidas, mais precisamente 215.438, registando-se um aumento de quase 77 mil dormidas face ao ano de 2015. O que equivale a um aumento de 55 por cento (%) das dormidas face ao ano anterior, sendo que, em 2015, havia-se registado, apenas, um crescimento de 11% face a 2014.

Outro dado importante é que a estada média do turista passou de 1,34 dias em 2015 para 1,89 dias em 2016. Também o número de hóspedes aumentou para mais de 32 mil, face ao ano de 2015. No total, o montante gerado pelo turismo na Terra Fria Transmontana foi de quase 15 milhões de euros, o que equivale a um valor médio gasto em dormidas por cada turista de 68 euros.

Quanto à caraterização dos hóspedes, em termos de nacionalidade, verifica-se que 71% são portugueses e 29% são estrangeiros. Espanha ocupa o primeiro lugar entre os visitantes da região transmontana, seguindo-se França. Brasil, Países Baixos, Alemanha, Reino Unido, Bélgica, Itália e em nono lugar, hóspedes oriundos da Europa de Leste e Escandinávia. 

Querendo aproveitar este fenómeno recente, a Associação de Municípios da Terra Fria do Nordeste Transmontano (AMTFNT) lançou a Agenda das Festas de Inverno na Rota da Terra Fria Transmontana. Festas essas que se têm vindo a assumir como um fator crescente de atratividade turística na região.

"Conscientes de que é necessário estar sempre a inovar e a criar novos produtos para chamar a atenção dos potenciais turistas e interessados e, dessa forma atenuar o fenómeno da sazonalidade, realizámos a Agenda das Festas de Inverno que condensa um dos maiores ativos culturais da nossa região", justificou a direção da AMTFNT, sublinhando que a criação deste “compêndio” veio preencher uma lacuna ao criar "de forma organizada e criteriosa" algo que "mostrasse e desse a conhecer antecipadamente estas festas relacionadas com o solstício de inverno".



PARTILHAR:

Município vinhaense vai devolver 3 por cento do IRS às famílias

Mirandela reduz IMI e devolve um por cento do IRS