O município de Freixo de Espada à Cinta e o município espanhol de Vilvestre estão a fazer uma aposta crescente no turismo fluvial de qualidade mediante uma sociedade transfronteiriça. Para o efeito, estão a operar no troço internacional do rio Douro três embarcações com características diferentes - duas do tipo \"catamarã\", com capacidade para transportar 16 passageiros cada, e uma embarcação coberta e climatizada com capacidade para 50 passageiros.

Com a entrada em funcionamento, há pouco mais de meio ano, da embarcação \"Douro Internacional\", só nos primeiros quatro meses do corrente ano já foram transportadas cerca de 2500 pessoas, esperando os responsáveis pela autarquia de Freixo de Espada à Cinta transportar, até ao final do ano, 10 mil turistas.

As viagens de barco fazem a ligação entre a praia fluvial da Congida, no concelho de Freixo de Espada à Cinta, e a Aldeia de Ávila e Saucelle, já no lado espanhol.

Segundo Pedro Sá Mora, vice-presidente da Câmara de Freixo de Espada à Cinta, os percursos na região estão ainda pouco explorados pelos operadores turísticos, sendo a ligação entre o Douro Vinhateiro e o Douro Internacional uma das principais apostas a fazer para aumentar a oferta turística a quem visita as duas regiões, que têm paisagens e ecossistemas diferentes.

Os responsáveis autárquicos de Freixo de Espada à Cinta estão convencidos de que começa a haver na região espaços para alojar turistas mais exigentes, como é o caso das dez moradias instaladas numa encosta da Congida. A promoção dos produtos endógenos, como vinhos de qualidade, azeite e amêndoa, começam a fazer daquele concelho um local de eleição numa altura em que os acessos parecem estar a melhorar significativamente.



PARTILHAR:

Este plano contraria as expectativas de alguns autarcas

«Anjos da Paz»