A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste foi uma das 12 instituições de saúde a nível nacional distinguidas, dia 08 de maio, pela Fundação Calouste Gulbenkian, no âmbito do projeto “Stop Infeção Hospitalar!”, que contribuiu para a redução global em mais de 50% das infeções hospitalares em três anos.

Os resultados positivos alcançados no âmbito deste projeto, um desafio lançado pela Fundação Calouste Gulbenkian em 2015, foram apresentados em Lisboa, num evento que reuniu todos os parceiros e que contou com a presença, na sessão de encerramento, do Presidente da República e do Ministro da Saúde.

A ULS Nordeste esteve representada nesta cerimónia pelo presidente do Conselho de Administração, Dr. Carlos Vaz, pela Diretora Clínica para os Cuidados de Saúde Hospitalares, Dr.ª Eugénia Madureira, pela Equipa de Liderança do projeto “Stop Infeção Hospitalar!”, Dr.ª Cristina Nunes, Enf.ª Irene Barros, Enf.ª Sandra Linhares, e por toda a equipa de médicos e enfermeiros que integra o projeto na instituição.

Neste evento foram apresentados os resultados globais finais das 12 instituições que integram este projeto, nos diversos fluxos de trabalho avaliados ao longo dos três anos de implementação do “Stop Infeção Hospitalar!”.

Neste âmbito, é de realçar os excelentes resultados alcançados pela ULS Nordeste, que registou taxas de redução de infeção superiores à média nacional na maioria das áreas avaliadas no âmbito deste projeto. Na densidade de incidência por 1.000 dias de cateter na infeção da corrente sanguínea relacionada com cateter venoso central, a redução global foi de 56%, enquanto na ULS Nordeste foi de 90%.

Na densidade de incidência por 1000 dias de cateter na infeção do trato urinário associada a cateter urinário, a redução a nível nacional foi de 51%, ao passo que na ULS Nordeste foi de 71%. Na densidade de incidência por 1000 dias de intubação na pneumonia associada à intubação, a redução global foi de 51% e na ULS Nordeste foi de 93%. Nas taxas de Infeção do Local Cirúrgico, nas cirurgias ortopédicas de prótese da anca e joelho, a redução a nível nacional foi de 55%, enquanto na ULS Nordeste foi de 74%. Na cirurgia da vesícula, a taxa de redução global foi de 52%, tendo a ULS Nordeste registado uma diminuição de 50%. Na cirurgia colo-retal não se verificou melhoria no conjunto das 12 instituições, mas a ULS Nordeste obteve uma redução de 74%.

Neste evento foi ainda discutido o futuro do projeto “Stop Infeção Hospitalar!” no Serviço Nacional de Saúde, pretendendo-se alargar a implementação das boas práticas nesta área a um maior número de unidades de saúde, tendo em vista a redução gradual da taxa de infeções nos hospitais portugueses. Neste sentido, foram já criadas as condições legais para que este projeto seja englobado no Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistência aos Antimicrobianos (PPCIRA) a nível nacional.

Na ULS Nordeste, este projeto já foi alvo de ampliação abrangendo oito serviços de internamento, estando-se neste momento a trabalhar para englobar, até ao final de 2019, todos os serviços ao nível dos Cuidados de Saúde Hospitalares e dos Cuidados de Saúde Primários.

Na sua intervenção no evento de apresentação de resultados da Fundação Calouste Gulbenkian, a coordenadora do projeto “Stop Infeção Hospitalar!” na ULS Nordeste, Dr.ª Cristina Nunes, enalteceu os excelentes resultados alcançados até à data pela instituição e sublinhou a necessidade de reforçar o envolvimento dos doentes e da família em todo o processo.

De realçar ainda que a ULS Nordeste foi a primeira entre as 12 instituições envolvidas no “STOP Infeção Hospitalar!” a nível nacional a atingir os 50% na redução da incidência das infeções hospitalares, após um ano e meio da implementação do projeto através da utilização do Modelo de Melhoria e Metodologia do Institute for Healthcare Improvement, quando o objetivo inicial era alcançar essa redução em três anos.

No âmbito do sucesso alcançado ao nível da redução da taxa de infeções hospitalares, o Conselho de Administração da ULS Nordeste enaltece o empenho de todos os profissionais dos Serviços envolvidos neste projeto, que tiveram um papel crucial ao nível da melhoria contínua dos cuidados de saúde prestados a todos os doentes internados.

Pretende-se ainda alargar a implementação das boas práticas ao nível da redução das infeções a todos os Serviços da ULS Nordeste, tendo em vista o reforço da segurança e do bem-estar dos doentes nas Unidades Hospitalares.



PARTILHAR:

Inaugurado o Rocódromo do Grupo de Montanhismo de Vila Real.

"4 meses a rebentar pelas culturas" em Alfândega da Fé