A vida e obra de Casimiro Henriques Morais Machado foram imortalizadas com descerramento de um busto junto à Casa da Cultura de Mogadouro. Casimiro Morais Machado nasceu em Mogadouro a 2 Junho de 1898 e licenciou-se em Direito pela Universidade de Coimbra em 1920, vindo a falecer no Porto em 8 de Março de 1964.

O descerramento do busto constitui, na opinião dos familiares, um acto de justiça, dado o trabalho do homenageado na recolha de temas etnográficos, históricos e culturais do concelho.

Casimiro Machado publicou mais de centena e meia de trabalhos em que a etnografia tem papel de destaque, bem como estudos de arte, história e arqueologia locais. Todos os estudos do autor têm vindo a ser compilados, destacando-se os \"Marranos e Judeus de Vilarinho dos Galegos\", \"Empirismo Regional-Rezas e Receitas\", \"Superstições e Crendices\" e o \"Culto das Almas irmandade de nossa Senhora do Caminhos.

Adriano Vasco Rodrigues, professor universitário, companheiro de tertúlia do homenageado, diz que Casimiro Machado foi no seu tempo uma pessoa de grande carácter, onde se destaca a sua frontalidade e saber.



PARTILHAR:

Insólito

Mel de Barroso está certificado