No dia 23 de junho o projeto Life Rupis foi apresentado num evento oficial, que decorreu no Salão do Posto de Turismo de Barca d’Alva. O evento reuniu muitas pessoas da região interessadas ou com alguma relação no projeto. Para além de uma breve apresentação das principais linhas do projeto, houve intervenções do Sr Presidente da Câmara de Figueira de Castelo Rodrigo como anfitrião do evento, da Sra. Secretária de Estado do Ordenamento do Território de Portugal e da representante da Junta de Castilla e León.

De acordo com o Sr. Presidente da Câmara de Figueira de Castelo Rodrigo, “é com regozijo que mais uma vez o Municípios se associa a mais uma iniciativa onde a ATN tem imensas responsabilidades in casu, o life Rupis, que se trata de um novo projeto para proteger o britango e a águia-perdigueira no Douro Internacional, co-financiado pelo programa LIFE da União Europeia.

Um projeto transfronteiriço que terá a duração de 4 anos e trará para o território a atuação da ATN cerca de 850 mim euros, com vista à conservação destas duas espécies e promover as condições ambientais e alimentares para que possam aumentar a sua nidificação.”

Segundo Armando Loureiro, “No departamento norte, este é o projeto de sentido mais estrito e esperamos que possa ser um culminar dos projetos de 20 anos, sendo este o projeto final para criar a escola do ponto de vista de comportamentos sustentáveis e de longo prazo, quer nas ONGAs, empresas, com princípio, meio e fim. Será um ensaiar no projeto para depois as ações terem vida própria.“

Por outro lado, a Sra. Secretária de Estado do Ordenamento do Território de Portugal afirma “que é um projeto que reúne todas as condições de sucesso, desde logo a base da parceria, sociedade civil, ONGs, empresas, instituições e o nosso país vizinho, Espanha. No fundo é um projeto mobilizador em torno de espécies emblemáticas e por isso representa a força ativa de que este tipo de projetos podem representar como agregadores e demonstradores que a conservação ativa de espécies e habitats é uma grande mais-valia para as áreas protegidas.

De acordo ainda com Domingos Leitão, Coordenador do projecto Life Rupis, “o Life Rupis será um marco na conservação da natureza no Douro Internacional, pelos resultados que se esperam obter para as populações de britango e águia-perdigueira. Mas será também um catalisador de atividades económicas sustentáveis, com base nos produtos locais e nos serviços associados à visitação.”

O Life Rupis é um projeto cofinanciado pela União Europeia, através do programa LIFE, que teve início em 2015 e decorrerá até 2019.

O projeto reúne 9 parceiros, 2 espanhóis, um internacional e 6 portugueses: a Junta de Castela e Leão e a Fundação de Património Natural, a VCF - Fundação para a Conservação dos Abutres, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, a SPEA - Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, a ATN - Associação Transumância e Natureza, a Palomba- Associação de Conservação da Natureza e do Património Rural, a EDP Distribuição e a Guarda Nacional República.


Galeria de Fotos


PARTILHAR:

800 voluntários ajudam a montar "o circo" das corridas de Vila Real

Os horários do Circuito de Vila Real