Plantio de árvores, jogos pedagógicos, música e dança, foram algumas das atividades que cerca de 400 crianças puderam usufruir, num dia em que ajudaram a plantar 400 árvores em Bragança.

 

Num clima de muita animação, as comemorações do Dia da Árvore, no dia 21 de março, decorreram, este ano, no Parque de Ciência e Tecnologia – Brigantia Ecopark, em Bragança.

Com início às 9h30, cerca de 400 alunos do 4º ano de várias escolas do concelho puderam desfrutar de diversas atividades, entre jogos pedagógicos, música e dança, mas a que mais se destacou durante a manhã foi mesmo o plantio de árvores.

“Já ajudei a plantar uma árvore e foi muito divertido. Já tinha feito o mesmo o ano passado e agora só quero fazer as outras atividades”, revelou Clara Castanheira, de 9 anos, ao Diário de Trás-os-Montes.

Uma das atividades que mais despertou as crianças foi, sem dúvida, os insufláveis. “Adoro este dia e também já estive a ajudar a plantar uma árvore e foi fixe. Andámos a pôr a terra para a árvore não cair e já dancei e andei nos insufláveis”, adiantou Francisco Pires, que considera que “plantar árvores é muito importante”, até “para ajudar o ambiente”.

“Plantar árvores é bom porque faz bem ao ambiente e porque as árvores nos dão oxigénio”, sustentou uma informada Ema Pires de, apenas, 7 anos de idade, mostrando-se com muita vontade de experimentar os insufláveis, apesar de querer muito, também, dançar.

Presente na iniciativa das comemorações do Dia da Árvore, esteve o presidente da Câmara Municipal de Bragança, que frisou a importância deste tipo de atividades relacionadas com a natureza.

“Em parceria com outras entidades, nomeadamente o Instituto Politécnico de Bragança, o Brigantia Ecopark e os agrupamentos de escola do concelho, decidimos assinalar esta data plantando quatro centenas de árvores neste belíssimo espaço”, começou por declarar Hernâni Dias, destacando que “é uma criança por cada árvore a ser plantada hoje aqui”.

“Trata-se de tentar fazer com que as crianças participem, alertando-as para a necessidade de proteção da natureza e sensibilizando-as para a temática das alterações climáticas”, concluiu o edil brigantino, em entrevista à comunicação social.  

 

 


Galeria de Fotos


PARTILHAR:

Hip-Hop interpretado por crianças em Dia mundial da Poesia

Bragança considerada uma das 4 cidades mais inteligentes do país