Unidade Turística de Boticas é a primeira a nível nacional a ser distinguida com o selo de qualidade Ecolabel Ceres Ecotur/ Eceat

O Auditório Municipal de Boticas acolheu a cerimónia de apresentação do Ecolabel e de atribuição do selo de qualidade à primeira entidade turística em Portugal.

A “Casa do Pedro”, localizada na aldeia preservada de Vilarinho Seco, é a primeira unidade, a nível nacional, a ser certificada pela Ceres Ecotur/Eceat e a receber o selo Ecolabel.
A cerimónia contou com a presença dos responsáveis e parceiros da certificação, o Presidente da Fundación Ecoagroturismo de Espanha, Severino Garcia, e do Presidente da Quercus, João Branco.

A par de outras individualidades, o Presidente da Câmara Municipal de Boticas, Fernando Queiroga, também fez questão de estar presente na iniciativa, demonstrando a sua satisfação por ver uma entidade turística local a ser a primeira em Portugal a receber tal distinção.

“É para nós um enorme orgulho constatar que preservar aquilo que é nosso, os nossos usos e costumes, é fundamental para conseguirmos levar o bom nome de Boticas aos quatro cantos do mundo. Este reconhecimento por parte da rede espanhola Ceres Ecotur/Eceat é a prova de que estamos no bom caminho no setor do turismo e que a curto-médio prazo vamos ter um aumento significativo de visitantes ao concelho o que vai, naturalmente, trazer-nos mais retorno económico.”, disse Fernando Queiroga.

“Está a ser desenvolvida uma forma de articular o turismo com o setor agroalimentar, de modo a fortalecer a qualidade da oferta no concelho.”, acrescentou o autarca.
O selo Ecolabel é atribuído a unidades de agroturismo, turismo rural, restaurantes e atividades turísticas que obedeçam a uma série de critérios exigidos pela entidade que os emite, que neste caso é a Ecotur mas que, dentro em breve, passará a ser a Quercus.

Um dos principais requisitos para que a certificação seja aprovada passa por se ter uma forte ligação com a agricultura sustentável, ou seja, dar-se preferência aos produtos advindos de agricultura biológica e que assegurem não só a manutenção dos ecossistemas naturais mas também a preservação da biodiversidade existente em cada região.

Para além da “Casa do Pedro”, o concelho de Boticas já conta com mais seis entidades em processo de certificação.



PARTILHAR:

Alto Douro Vinhateiro assinala 15 anos de Património Mundial

É tempo de colocar a Máscara e viajar entre os Caretos"