A Universidade do Porto e a Direcção-Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas vão assinar esta terça-feira um protocolo que regulará a realização de um estudo sobre a nova emigração portuguesa.

A cerimónia está agendada para as 15:30 horas e contará com a presença do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário.

Traçar os novos perfis de emigração portuguesa e perceber os novos hábitos dos emigrantes portugueses, quer no que se refere a emigrantes altamente qualificados com destino a França, quer com emigrantes provenientes do distrito do Porto e envolvidos em actividades da construção civil, são os principais objectivos deste estudo que será coordenado pelo sociólogo João Teixeira Lopes.

Com o protocolo que será assinado hoje, entre a Faculdade de Letras e a Direcção-Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas, pretende-se conhecer mais profundamente os impactos da nova situação económico-social na reconfiguração dos fluxos e perfis emigratórios.



PARTILHAR:

Novos perfis de emigração

Manifestação em Miranda