As universidade portuguesas e espanholas vão apresentar, pela primeira vez, uma agenda ibérica comum na área do ensino e do conhecimento, uma iniciativa que decorre aquando da Cimeira Ibérica agendada para Vila Real.

A Cimeira Ibérica dos governos de António Costa e Mariano Rajoy decorre entre os dias 29 e 30 de maio e terá lugar em Vila Real e na região do Douro. Antes, no dia 28, reúnem-se na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), em Vila Real, reitores portugueses e espanhóis.

"Pela primeira vez, Portugal e Espanha vão apresentar uma agenda comum na área do ensino superior e do conhecimento", afirmou o reitor da UTAD, António Fontainhas Fernandes.

Esta agenda será definida pelo Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP) e o Conselho de Reitores das Universidades Espanholas (CRUE) e será apresentada aos representantes dos governos de Portugal e de Espanha.

"É um passo fundamental. Cada vez mais Portugal tem que se ligar a Espanha", salientou o reitor.

Fontainhas Fernandes alega que é preciso "reforçar a cooperação a nível do sul da Europa" e "dinamizar uma estratégia comum de alargamento quer ao Norte de África, quer ainda aos países lusófonos e da América Latina.

O responsável adiantou que "esta agenda comum constitui já as bases para preparar o próximo quadro comunitário".

"Estamos mais fortes se concorrermos diretamente a projetos europeus, temos uma posição mais consolidada perante a União Europeia e, por outro lado, também nos permite abrir portas que não se restrinjam à União Europeia", frisou.

O CRU é construído por 15 reitores e o CRUE integra cerca de 70 reitores.

Em março, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva anunciou a data da Cimeira Ibérica, nos dias 29 e 30 de maio, a qual deverá ter início em território espanhol, com uma descida do Douro Internacional.

Os dois países ibéricos retomam em 2017 as cimeiras ibéricas, interrompidas no ano passado devido à situação especial governativa vivida em Espanha.

Depois de a última se ter realizado em Baiona, na Galiza, a reunião deste ano terá sede em Vila Real.

As cimeiras ibéricas são reuniões anuais bilaterais realizadas entre o Presidente do Governo da Espanha e o Primeiro-ministro de Portugal onde se discutem questões de grande interesse para ambos os governos, e projetos de cooperação entre os dois países.



PARTILHAR:

JSD pede demissão de deputado que prometeu "bofetadas" a colunista

Feira Nacional de Olivicultura pela primeira vez em Valpaços