A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste apresenta dos mais baixos tempos de espera nos Serviços de Urgência a nível nacional. Este indicador de assistência clínica foi revelado no âmbito da Reunião Aberta do Serviço de Urgência da ULS Nordeste, que decorreu na passada sexta-feira, 16 de dezembro, no Auditório da Escola Secundária Emídio Garcia, em Bragança.

De acordo com os dados de monitorização dos Serviços de Urgência disponibilizados pela Administração Central dos Sistema de Saúde (ACSS), a ULS Nordeste apresenta tempos médios de espera para situações urgentes (triagem com cor amarela) de 23 minutos, enquanto a média nacional se situa nos 40 minutos e a média da região Norte é de 43 minutos. O tempo de atendimento preconizado para estas situações é de 60 minutos. No caso das situações menos urgentes (triagem com cor verde), a ULS Nordeste apresenta tempos médios de espera de 34 minutos, também inferior à média nacional que se situa nos 61 minutos e à média da região Norte que é de 58 minutos. Para estas situações o tempo de atendimento preconizado é de 120 minutos.

Estes indicadores deixam satisfeito o Presidente do Conselho de Administração da ULS Nordeste, Dr. Carlos Vaz, que, durante a sessão de abertura deste evento, enalteceu o bom funcionamento dos Serviços de Urgência desta ULS, fruto do empenho de todos os profissionais para garantir uma assistência célere e de qualidade a todos os utentes.
Articulação entre hospitais e centros de saúde

O responsável máximo da instituição lembrou ainda que o bom funcionamento dos Serviços de Urgência, que considera “o jardim” de um hospital, é fundamental para assegurar um atendimento de qualidade nos restantes serviços hospitalares.

O Dr. Carlos Vaz sublinhou ainda a importância do trabalho de articulação entre os Serviços de Urgência e os Cuidados de Saúde Primários que tem vindo a ser desenvolvido nesta ULS, no sentido de diminuir o número de casos não urgentes nos Serviços de Urgência hospitalares, que podem ser atendidos nos Centros de Saúde. Trata-se de situações que podem ter um melhor acompanhamento quando encaminhadas para o médico de família, garantindo assim um atendimento de qualidade aos utentes.

O Enf.º Norberto Silva, responsável do Departamento de Urgência, Emergência e Cuidados Intensivos e do Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica da ULS Nordeste, sublinha a importância de dar a conhecer à comunidade o trabalho desenvolvido pelos profissionais de saúde neste Serviço, que procura conciliar a prestação de cuidados de saúde de qualidade com as expetativas dos próprios utentes.

No âmbito da Reunião Aberta do Serviço de Urgência foram abordados pelos profissionais deste Serviço diversos temas ligados à assistência clínica em situações de urgência/emergência.

Sobre a Via Verde de AVC, a enfermeira Ilda Barreira, do Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica de Bragança, apresentou a casuística da ULS Nordeste, seguindo-se a intervenção do Dr. Jorge Poço, coordenador da Unidade de AVC da ULS Nordeste, que abordou o tema “Trombectomia Mecânica, o seu papel na Via Verde de AVC”.
A Triagem de Manchester no Serviço de Urgência esteve em destaque na apresentação do Enf.º Alfredo Barros, enfermeiro chefe no Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica de Mirandela. Seguiu-se a intervenção do Dr. Tiago Loza, Diretor do Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica da ULS Nordeste sobre a Trombólise no Enfarte Agudo do Miocárdio no Pré-Hospitalar e em Serviço de Urgência sem Laboratório de Hemodinâmica.

Sobre o Transporte Inter-Hospitalar de Doentes, a enfermeira Andreia Graça, do Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica de Bragança, abordou a realidade nos Serviços de Urgência Médico-Cirúrgica, e o Dr. Rui Terras, coordenador da Equipa de Transporte Inter-Hospitalar, apresentou as indicações, planeamento e efetivação deste tipo de transporte. A fechar as intervenções, o Dr. Tiago Loza apresentou o Programa de Transplantes na ULS Nordeste.

Esta iniciativa contou com cerca de 120 participantes, entre profissionais de saúde, docentes, alunos e investigadores da área da saúde.



PARTILHAR:

Povoado da Idade do Ferro em processo de classificação

Câmara de Mirandela pede desculpa por erro na fatura da água