A iniciativa tem como objectivo "mostrar à universidade e ao exterior os trabalhos que já estão em curso" na UTAD, afirmou o reitor António Fontaínhas. A academia já desenvolve projectos em Famalicão, Guimarães, Montalegre e Santa Marta de Penaguião

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) celebra sexta-feira o seu 30.º aniversário com a assinatura de protocolos com 30 câmaras para o desenvolvimento de projectos nas áreas da agricultura, produção animal, dificuldades de aprendizagem ou criação de empresas. No dia de aniversário, a UTAD chama a Vila Real vários municípios da região Norte para "dar a conhecer a importância do trabalho que tem vindo a ser dinamizado" com "forte impacto na economia regional e do país".

"O objectivo é mostrar à universidade e ao exterior os trabalhos que já estão em curso. É a UTAD a apoiar o desenvolvimento de projectos que dinamizem a região Norte", afirmou à agência Lusa o reitor António Fontaínhas Fernandes. E os trabalhos incidem nas mais diversas áreas como as florestas, agricultura, produção animal, valorização dos recursos endógenos, a mobilidade, turismo, inovação tecnológica e social, a criação de empresas e emprego.

"São problemas dos autarcas, das regiões, que têm impacto na economia", salientou Fontaínhas Fernandes. Por exemplo, a academia desenvolve projectos desde Famalicão, onde trabalha no domínio da tecnologia das carnes, em Guimarães está presente no observatório da paisagem, em Montalegre desenvolve projectos ligados à floresta e, em Santa Marta de Penaguião ajuda nas dificuldades de aprendizagem das crianças, uma área de inovação social que vai ser também desenvolvida em Alfândega da Fé.

Para além dos 30 presidentes de câmara, estarão presentes nesta cerimónia o secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, José Mendes, e o presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), Emídio Gomes. Os protocolos a assinar estendem-se maioritariamente ao norte de Portugal e aos concelhos da margem sul do Douro.

O dia de aniversário começa com a "Primeira corrida dia da UTAD", dirigida a estudantes, docentes e trabalhadores, e contempla ainda uma homenagem ao professor emérito da academia, Luís Torres de Castro, mentor do Jardim Botânico. A sessão solene comemorativa do 30º aniversário incluiu uma oração de sapiência a cargo de Adriano Moreira e tem como título "Entre cosmopolitismo e integração: a terra casa comum dos homens".
Lusa



PARTILHAR:

Tribunal julga suspeito de dois crimes de homicídio

Exposição “Pinceladas” está patente ao público até abril