José Manuel Gaspar Torres Pereira, antigo reitor da Universidade de Trás-os-Montes, morreu na passada quarta-feira, anunciou ontem fonte da instituição. Esteve à frente da UTAD durante 12 anos e contribuiu inegavelmente para o desenvolvimento da região.

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) anunciou ontem o falecimento inesperado, na passada quarta-feira, do professor doutor José Manuel Gaspar Torres Pereira, antigo reitor desta instituição.
Torres Pereira nasceu em Lisboa em 30 de Novembro de 1939, onde fez os primeiros estudos e se licenciou em Ciências Biomédicas pela Faculdade de Ciências da UL, no ano de 1966. Após a licenciatura, foi assistente dos Estudos Gerais Universitários de Angola, mais tarde Universidade de Luanda, onde se manteve até 1975.
A partir deste ano deu início a todo um historial de vida que marcou o desenvolvimento da Região de Trás-os-Montes e Alto Douro, ao acompanhar activamente toda a evolução do IPVR, do Instituto Universitário de Trás-os-Montes e Alto Douro (IUTAD) e da UTAD. Fez parte da Comissão Instaladora do IPVR, da Comissão Instaladora do IUTAD e da antiga Escola Superior de Educação de Vila Real.

Doutorou-se em Matemática e Ciências Naturais pela Faculdade de Matemática e Ciências Naturais da Vrije Universiteit de Amesterdão, em 1984, tendo-lhe sido concedida, no mesmo ano, pelo então Instituto Universitário de Trás-os-Montes e Alto Douro, equivalência ao grau de Doutor no ramo de Biologia. Em 1989 foi provido do título de Professor Catedrático da UTAD.

Desde a origem da instituição, desempenhou sempre importantes cargos, designadamente os de director do Centro de Estudos de Desenvolvimento Regional (1985-1990), de pró-reitor para a Investigação Científica e para as Relações Internacionais (87-89), e vice-reitor (89-90), tendo sido eleito reitor da UTAD em 1990 e reeleito em 94 e em 98, cargo que desempenhou até 2002. Nos últimos anos, vinha ainda mantendo intensa actividade académica e científica, sendo director do Centro de Estudos Tecnológicos do Ambiente e da Vida, presidente das Áreas Científica e Pedagógica de Ciências, coordenador do Departamento de Engenharia Biológica e Ambiental, coordenador do Curso de Biologia e director do Mestrado em Tecnologia Ambiental.

A missa de corpo presente de José Manuel Torres Pereira terá lugar na capela da UTAD, pelas 18h30 de hoje, realizando-se o funeral para o cemitério de Folhadela, em Vila Real.
Durante muitos anos, José Torres Pereira esteve intimamente ligado à UTAD.



PARTILHAR:

Sede roda anualmente

Dia de Portugal e das comunidades