A Confederação Hidrográfica do Douro do Ministério de Agricultura e Pesca, Alimentação e Meio Ambiente, com a colaboração da Administração Hidrográfica do Norte de Portugal e o Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial - AECT Verín-Chaves, realizaram na manhã do dia 3 uma jornada formativa e informativa na sede da Eurocidade Chaves-Verín, centrada em aspetos de planificação relativos à gestão da água.

A jornada foi dirigida aos municípios ribeirinhos do rio Tâmega, quer da parte espanhola, quer da parte portuguesa, tendo como referência territorial as cidades de Chaves (Portugal) e Verín (Espanha).

A jornada foi aberta por Diego Lourenzo, Vice-presidente do Concello de Verín, António Cabeleira, Presidente da Assembleia da Eurocidade Chaves-Verín; Roberto Castro García, Subdelegado do Governo em Orense; Juan Ignacio Diego Ruiz, Presidente da Confederação Hidrográfica do Douro e Pimenta Machado, da Administração Hidrográfica do Norte.

O Presidente do AECT Chaves-Verín destacou a importância de valorizar o rio Tâmega como eixo vertebrado deste território transfronteiriço. Nesse sentido, explicou António Cabeleira “a importância da coordenação e a gestão conjunta entre as administrações públicas de Portugal e Espanha torna-se fundamental e imprescindível”.

Diego Lourenzo, Vice-presidente do Concello de Verín, destacou os investimentos já realizados nesta área transfronteiriça, através do projeto “VALTAMEGA”, de 450 mil euros; de fundos próprios e europeus, destinados à valorização do rio Tâmega, como a Ecovia; a criação de zonas eco saudáveis; rotas de avifauna; stands e locais de interpretação ambiental; ações de sensibilização; limpeza e análise das águas; planos de combate a inundações, entre outras ações. “O nosso objetivo é bem claro, explicou Diego Lourenzo: trabalhar para que o rio Tâmega seja distinguido, a médio prazo, como reserva da biosfera transfronteira. Para tal, precisamos do compromisso dos dois governos, o nosso já o têm”.

Esta jornada inseriu-se nas ações de informação e formação que organiza a Confederação Hidrográfica do Douro sobre diferentes aspetos técnicos e legais relacionados com a gestão do Domínio Público Hidráulico.

Estas ações decorrem no âmbito do programa “Escolas de Rios”, que pretende promover às administrações locais formação e assessoria em temas relativos à gestão da água (abastecimento, saneamento e depuração) e do território (urbanismo, prevenção de riscos por inundações, ferramentas de gestão educativas).



PARTILHAR:

Parque Ibérico Natureza e Aventura abre em Março

Sabrosa muda de Presidente da Câmara