Em breve, quem visitar Mirandela, pode encontrar sobretudo nas lojas da frente ribeirinha do rio Tua o novo atractivo entre aquele que é considerado o ouro transmontano.

O concelho de Mirandela inova e aposta bombons e gomas de azeite, um dos mais importantes produtos agrícolas transmontanos. Quem quiser provar pode aproveitar, na próxima semana, o VIII Festival de Sabores de Azeite Novo.

A quem a nova proposta causar estranheza, o presidente da Câmara, António Branco, garante à Lusa já ter provado e que \"são bastante bons\".

O festival dedica um dia a demonstrar que \"o azeite é dos produtos que melhor liga com o chocolate\" e que desta relação estará prestes a surgir uma nova área de negócio, segundo adiantou o autarca, que é também presidente da Associação de Olivicultores de Trás-os-Montes e Alto Douro (AOTAD) e responsável pela organização do festival.

O processo de comercialização dos bombons e gomas de azeite está a ser iniciado e em breve quem visitar Mirandela poderá encontrar sobretudo nas lojas da frente ribeirinha do rio Tua o novo atractivo entre aquele que é considerado o ouro transmontano no estado líquido original e a famosa alheira.

Os bombons são, segundo o autarca, apenas uma demonstração de que \"é possível utilizar azeite, que é mais saudável que outro tipo de gorduras, em qualquer produto de pastelaria, desde musses a bolos\" e desafia quem trabalha na área a experimentar.

As pastelarias e restaurantes da cidade associam-se também a este festival com menus à base do produto, onde não faltam as tradicionais torradas de azeite, outrora presentes nos pequenos-almoços transmontanos.

O concelho de Mirandela é o que produz, segundo aquele responsável, mais azeite em bruto na região transmontana, a segunda maior produtora portuguesa, a seguir ao Alentejo.



PARTILHAR:

Circulam em apenas 15 quilómetros

Choque frontal entre um veículo pesado e um automóvel