Vila Pouca de Aguiar anunciou hoje que vai avançar com a construção do Centro Interpretativo Mineiro de Jales, um projeto de meio milhão de euros cuja candidatura foi aprovada pelo Turismo de Portugal.

Este concelho do distrito de Vila Real alia a exploração antiga à moderna de ouro. Ali está localizado o Complexo Mineiro de Tresminas, explorado pelos romanos há cerca de dois mil anos e que a câmara quer candidatar a Património Mundial da Humanidade.

Já nas minas de Jales, as últimas minas de onde se extraiu ouro em Portugal, os trabalhos decorreram entre as décadas de 1930 e 90.

Agora, a autarquia vai avançar com a construção de um Centro Interpretativo Mineiro de Jales, que vai incluir a recuperação do cavalete do poço de Santa Bárbara e a casa do guincho que permitiam a comunicação desde o solo às galerias mineiras.

Segundo informou a autarquia, a requalificação desta antiga área mineira representa um investimento de cerca de meio milhão de euros, comparticipado em 400 mil euros pelo programa Valorizar, uma candidatura que foi recentemente aprovada pelo Turismo de Portugal.

Após a abertura do concurso, a obra deverá demorar dois anos até estar pronta para abrir ao público.

O projeto é promovido pela Associação de Desenvolvimento Integrado das Terras de Jales, com o apoio do município de Vila Pouca de Aguiar.

Segundo o presidente da câmara, Alberto Machado, o "equipamento servirá para resgatar a tradição mineira nesta região indo de encontro à valorização patrimonial e turística das minas de Jales".

De acordo com o projeto, a casa do guincho será um espaço museológico constituído por dois pisos, sendo um subterrâneo com acesso idêntico ao utilizado pelos mineiros, com percurso expositivo e réplica de galeria subterrânea.

As minas de Jales eram "o motor económico" desta região que, depois do encerramento, foi atingida pelo desemprego e o despovoamento. Entre os censos 2001 e 2011, a freguesia passou dos 2.500 para os 1.000 habitantes.

A exploração mineira terminou em 1992, tendo sido a última exploração de ouro em Portugal. A atividade mineira desenvolveu-se ao longo de cerca de cinco quilómetros e atingiu os 120 metros de profundidade.



PARTILHAR:

João Freire inaugura em Bragança a sua mais recente exposição

Três empresas interessadas em lançar centrais fotovoltaicas em Mogadouro