A Câmara de Vila Pouca de Aguiar anunciou hoje a realização de obras de remoção de amianto em telhados e coberturas de escolas na sede do concelho, uma intervenção que irá beneficiar cerca de 850 pessoas.

Segundo a autarquia do distrito de Vila Real, as obras para a remoção do amianto já estão a decorrer e envolvem a substituição dos telhados de três pavilhões na escola-sede e as coberturas entre pavilhões neste estabelecimento e ainda na escola secundária.

Uma intervenção que permitirá que cerca de 850 pessoas, entre alunos, docentes, dirigentes e auxiliares educativos dos dois equipamentos escolares fiquem "livres do amianto a curto prazo".

O presidente da Câmara de Vila Pouca de Aguiar, Alberto Machado, considerou que as intervenções "contribuem para a melhoria de condições dos alunos e demais agentes educativos" e destacou ainda "o fim do amianto nos estabelecimentos escolares".

Para o diretor do agrupamento, José Teixeira, "os problemas fundamentais a nível estrutural ficam resolvidos, faltando, numa segunda fase, resolver os problemas nos interiores dos pavilhões escolares".

No concelho está em curso um investimento de cerca de um milhão de euros com vista à reabilitação de escolas.

Em Vila Pouca de Aguiar, além da remoção das chapas em fibrocimento, haverá melhorias no isolamento térmico ou com a recuperação de fachadas na escola sede.

Já em Jales, as verbas estão a ser aplicadas em renovação de salas de aula e de atividades, cantina e casas de banho, criação de espaço desportivo, alpendres e remodelação da área escolar envolvente.

Este investimento conta com o apoio de fundos comunitários, através de uma candidatura ao programa Norte 2020, que aprovou uma verba de 890 mil euros.
Foto: CMVPA



PARTILHAR:

Detido por posse de arma proibida em Vila Flor

Bragança apela à moderação dos consumos de água