O presidente da Câmara de Vila Real, Manuel Martins, defende uma alteração da área onde vai ser construído o Parque Eólico da Serra do Alvão, alegando que a actual localização prejudica os interesses do concelho.

Até sexta-feira esteve em consulta pública o Estudo de Impacte Ambiental (EIA) do Parque Eólico do Alvão, onde vão ser instalados 21 aerogeradores numa área proposta para integrar a Rede Natura 2000, o sítio Alvão/Marão.

Manuel Martins explicou que existem regras que condicionam o perímetro de cada parque eólico, já que funcionam como uma espécie de protecção a esta central de produção de energia. Segundo o autarca, de acordo com a lei é necessário preservar um perímetro de 150 metros à volta do parque, logo, se a actual localização se mantiver junto à linha de fronteira do concelho de Vila Real e Ribeira de Pena, não se poderá construir outra unidade do género naquela área.

«Não podemos comprometer o futuro de um eventual parque no concelho de Vila Real», frisou o autarca, que exige um «recuo imediato» de 150 metros em relação à área prevista. «Ou então haverá uma concertação de modo a que o parque eólico não integre território de Vila Real neste espaço», afirmou.



PARTILHAR:

Einauguraçon de la Casa de la Cultura

Luís Coutinho não se vai recandidatar ao cargo