A Câmara de Vila Real homenageia no domingo o comandante Carvalho Araújo, cem anos depois do oficial da Marinha ter morrido em combate durante a Primeira Guerra Mundial, com uma exposição, honras militares e um concerto.

O município de Vila Real assinala em 2018 o centenário da morte de um dos heróis locais, o comandante José Botelho de Carvalho Araújo.

A programação arrancou em maio e, no domingo, decorre a sessão solene do centenário, precisamente no dia em que se assinalam os cem anos da morte do oficial que protagonizou um dos mais importantes combates da Marinha Portuguesa.

O combate deu-se quando o navio que comandava escoltava o paquete San Miguel e foi atacado por um submarino alemão, o U139, comandado por von Arnauld de la Perière, durante o percurso para Ponta Delgada.

O comandante Carvalho Araújo garantiu a fuga e sobrevivência de todos os tripulantes e passageiros do San Miguel, mas acabou por morrer em combate, com apenas 37 anos, a 14 de outubro de 1918, um mês antes do fim da Primeira Guerra Mundial.

A autarquia anunciou hoje, em comunicado, que a sessão comemorativa de domingo inclui um concerto pela banda da Armada, de entrada gratuita, ainda a inauguração da exposição “O espólio de Carvalho Araújo à guarda do núcleo cultural municipal” e a apresentação da publicação "Monumento a Carvalho Araújo em Vila Real - 12 anos de história (1919-1921)".

A freguesia de Vila Real vai apresentar uma marcha alusiva ao oficial transmontano e junto à estátua do comandante, que está localizada na principal avenida de Vila Real que tem o nome de Carvalho Araújo, vão decorrer as honras militares.

Em novembro, a segunda edição do Festival Internacional de Imagem da Natureza (FIIN) sensibiliza para a preservação do património biológico e apresenta como novidade o prémio "Carvalho Araújo", que vai atribuir 500 euros à melhor fotografia a concurso.

Em setembro, a terceira edição do festival de arte urbana Pitoresco foi dedicada aos "heróis de Vila Real" e contemplou um mural alusivo a Carvalho Araújo.



PARTILHAR:

Politécnico ajudou alunos a criarem 43 empresas numa década

Douro vai avançar com projeto de sinalização turística