A Câmara de Vila Real lançou uma campanha de sensibilização para aumentar a separação de resíduos e que vai incidir na comunidade escolar, no comércio local e nos grandes eventos realizados no concelho.

A iniciativa conta com o apoio da empresa Resinorte, responsável pelo tratamento e valorização dos resíduos sólidos urbanos neste município.

Carlos Silva, vereador e responsável pela Empresa Municipal de Águas e Resíduos de Vila Real (EMAR), explicou que o objetivo "é reduzir a deposição direta em aterro e promover a separação dos resíduos".

"O objetivo final será, em 2020, o concelho de Vila Real passar dos atuais 26 quilos por habitante por ano de separação de resíduos valorizáveis para os 41 quilos", frisou.

A "meta é ambiciosa" e, para o efeito, o autarca disse que a campanha é direcionada a vários destinatários e setores de atividade.

O projeto inclui as ações "A nossa casa é um planeta", "Ecovalor", "Ecoeventos" e "Comércio a reciclar", bem como um reforço da rede com a colocação de novos ecopontos e o alargamento da recolha porta a porta.

Carlos Silva adiantou que o concelho vai ser reforçado com mais 50 ecopontos de superfície, sete na cidade e os restantes nas aldeias, aumentando a rede para os 303.

No centro histórico já há vários anos que é feita a recolha de resíduos valorizáveis porta a porta.

Segundo o responsável, esta recolha vai ser ampliada a mais 200 estabelecimentos comerciais, atingindo um total de 430.

A iniciativa "Comércio a reciclar" é destinada a hotéis, restaurantes e cafés e pretende dar apoio aos estabelecimentos comerciais com o objetivo de promover a separação dos resíduos de forma adequada.

A "Ecoeventos" será aplicada nos grandes eventos realizados em Vila Real, como as festas da cidade, circuito internacional ou no rock nordeste, durante os quais serão colocados contentores para a separação dos resíduos, como, por exemplo, os copos de plástico.

Dirigidas à comunidade escolar são as ações "A nossa casa é um planeta" e o "Ecovalor" e ambas têm como objetivo promover boas práticas ambientais.

Todas as salas de aulas serão dotadas de equipamentos, 'ecobags', para a separação do vidro, embalagens e papel.

"É um conjunto de iniciativas que estamos a promover para que as pessoas sintam que este processo de reciclar, de reduzir e de reutilizar é fundamental na sociedade. Queremos ajudar a tornar esse processo fácil e intuitivo", afirmou Carlos Silva.

No verão, alguns populares queixaram-se de contentores cheios devido a uma insuficiente e esporádica recolha.

O vereador disse que as situações foram identificadas e rapidamente resolvidas, justificou que, em alguns casos, se deveu ao aumento populacional devido ao regresso dos emigrantes.

"Estamos a trabalhar com a Resinorte para, nos locais, onde identificarmos uma produção acrescida de resíduos, fazermos um reforço de ecopontos ou um reforço da recolha. São esses ajustes que estamos paulatinamente a fazer", salientou.

Esta atividade iniciar-se-á  nos dias 5 e 6 de novembro nos seguintes estabelecimentos de ensino:

  • Agrupamento de escolas Diogo Cão;
  • Agrupamento de escolas Morgado de Mateus;
  • Escola Secundária de S. Pedro;
  • Escola Secundária Camilo Castelo Branco;
  • Colégio Moderno de S. José:
  • Colégio da Boavista;
  • Nuclisol Jean Piaget Vila Real


PARTILHAR:

"Os herdeiros da Batalha de La Lys" retratados em documentário

Vinhais desiste de obra escolar de 3,7 milhões