O projecto de requalificação urbana do núcleo histórico da vila de Vimioso está em curso. A primeira área a ser intervencionada será a Praça Eduardo Coelho, onde existem edifícios importantes como a Câmara e a igreja matriz do século XVI. As obras de requalificação custarão cerca de 700 mil euros.

Para já, a intervenção visa o alargamento do espaço urbano com vista a criação de mais lugares para estacionamento. Com efeito, foi adquirida uma parcela de terreno na área envolvente. No local será igualmente construído um museu de arte sacra e instalações para o posto de turismo local.

A praça sofrerá obras de requalificação e é considerada pelos locais como \"a sala de visitas\" do concelho, mas são já visíveis alguns sinais de degradação. Outra das zonas a intervencionar será o Largo da Capela (local onde já foi adquirido um imóvel degradado para ser demolido) e o bairro da Atalaia, na zona alta da vila, onde no passado estava instala as defesas da vila contra a invasão castelhana.

Segundo José Rodrigues, presidente da Câmara de Municipal de Vimioso, o projecto de recuperação urbana da vila esbarrou em alguns entraves burocráticos e dificuldades em adquirir uma parcela de terreno junto a edifício da autarquia.

Outro dos pontos que atrasou as obras de requalificação foi um estudo que o Instituto Português do Património Arquitectónico mandou efectuar na área envolvente à igreja matriz e que causou alguma polémica. Para ultrapassar a situação teve de haver cedências entre as partes envolvidas.

Quando concluídas, as obras vão dignificar a zona histórica de Vimioso.



PARTILHAR:

Instalações estão preparadas para receber 150 alunos

«Se for necessário, o serviço será alargado»