Pintura, escultura, assemblage e armaria numa exposição eclética e surreal do artista plástico adotado por Trás-os-Montes que inaugura hoje “Contraste” pelas 15 horas no Centro Cultural Solar dos Condes.

 

A exposição “Contraste”, da autoria de Miguel Moreira e Silva, vai ser inaugurada já esta quinta-feira, dia 9 de novembro, pelas 15 horas, no Centro Cultural Solar dos Condes de Vinhais.

Uma mostra artística que nasce do confronto de peças “que a integram e que são reveladoras, por um lado da riqueza de imaginário do artista plástico, por outro, do seu ecletismo estético e plástico, que vai da pintura à escultura, da assemblage à armaria”.

De acordo com a professora e investigadora Alexandra Dias, a assemblage tem vindo a ser extensivamente usada por Miguel Moreira e Silva, sendo um dos seus propulsores em Portugal. “O artista trabalha sobre texturas e ambientes diversos do real, em que são contadas narrativas visuais, através da reunião de objetos que fazem parte de um passado histórico e religioso, que parece ter ficado cristalizado em Trás-os-Montes, ao qual Moreira e Silva é particularmente sensível”, explica.

Já na página do Facebook do artista pode ler-se que a assemblage “constitui uma técnica recorrente na experimentação artística de Miguel Silva que lhe permite explorar o ecletismo nos elementos que as incorporam traduzindo uma atitude livre de categorizações, espaço confortável para a prática do autor. Todos os detalhes estabelecem uma forte carga emocional entre eles e entre o todo que supõe o seu conjunto”.

Num texto escrito por Emília Nogueiro, “trata-se de narrativas, de episódios pessoais, memórias, diários visuais onde a plasticidade dos objetos e a carga simbólica das formas assumem o valor lexical do registo. O autor mistura objetos que sugerem o ritual, a catarse como processo de exorcismo. Confronta-nos o pesadelo e a agressividade na angulosidade e dureza de materiais. A uniformização das composições é sugerida na envolvência sanguínea que cobre a superfície dos objetos reunidos”.

Nascido em 1967, Miguel Moreira e Silva vive e desenvolve o seu trabalho em Bragança. É licenciado em Animação e Produção Artística, dedicando-se à atividade artística desde 1992. Desde 2007 que expõe de forma permanente na galeria História e Arte e no Museu Ibérico da Máscara e do Traje em Bragança.

Desde cedo se movimentou entre a pintura e a escultura, explorando, ao longo do seu percurso, uma grande diversidade de materiais e técnicas, como a gravura e, mais recentemente, a assemblage. A exposição “Contraste” está patente ao público até ao dia 30 de novembro.

 

Página de facebook do artista Miguel Moreira e Silva:

www.facebook.com/miguelmoreiraesilva

 


Galeria de Fotos


PARTILHAR:

Dois detidos em flagrante delito por incêndio florestal

Novo sistema de radiologia na Unidade Hospitalar de Chaves