Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais foi apresentado, juntamente com as nove Unidades Locais de Proteção Civil do concelho vinhaense, cujo objetivo é o de reforçar ainda mais o novo dispositivo municipal de combate aos fogos florestais.  

 

“Quem vai ao mar, prepara-se em terra”, sempre se ouviu dizer. Aplicando esta fórmula quase mágica, proveniente de um ditado popular português, à vila de Vinhais, faz todo o sentido. Isto porque foi apresentado no dia 30 de maio, ao final da tarde, o novo Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR).

Na cerimónia que decorreu no Parque Municipal de Exposições e Feiras de apresentação, junto ao Quartel dos Bombeiros Voluntários, e que contou com a presença do secretário de Estado da Proteção Civil, José Artur Neves, foram, também, apresentadas as Unidades Locais de Proteção Civil (ULPC) do concelho vinhaense. Estas nove unidades chegam com o objetivo claro de reforçar, ainda mais, o novo Dispositivo Municipal de combate a incêndios. 

De acordo com o presidente da Câmara Municipal de Vinhais, “foi fácil de mobilizar as pessoas, tendo em conta que existe já uma consciencialização muito maior para este problema dos incêndios”. Nesse sentido, Luís Fernandes aproveitou para agradecer a todas as entidades que colaboraram neste processo, “às juntas de freguesia, aos bombeiros, à GNR e, sobretudo, à população”. Isto porque, sustenta o edil, “as Unidades Locais de Proteção Civil são constituídas por voluntários que aderiram logo e isso é um motivo de regozijo para nós, tendo em consideração a importância do papel que estas equipas podem desempenhar”, até pela sua proximidade.

De sublinhar que as carrinhas foram equipadas com kits de primeira intervenção e financiadas pelas juntas de freguesia e pela autarquia. As viaturas irão estar sempre ao dispor de equipas compostas por voluntários das aldeias preparadas para intervir logo no deflagrar dos fogos florestais. A grande vantagem dos voluntários, para além da proximidade, é, sem dúvida, conhecerem como a palma das suas mãos os terrenos e as florestas ao redor das localidades onde habitam.

 

Cerimónia contou, ainda, com a presença dos Bombeiros Voluntários de Vinhais, da Autoridade Nacional da Proteção Civil, do presidente da Assembleia Municipal de Vinhais, Horácio Afonso, dos vários vereadores e presidentes de juntas de freguesia, entre outras entidades civis, militares e religiosas.

 

No papel de convidado de honra do município, esteve o secretário de Estado da Proteção Civil, que teceu rasgados elogios ao referir-se a Vinhais como um exemplo nacional. “O facto destas equipas estarem em prontidão, conjugadas com os bombeiros, com os serviços municipais de proteção civil, numa dimensão que é um exemplo para o país, aqui, todo o distrito de Bragança está, digamos, na pole position da aplicação desse programa Aldeia Segura Pessoa Segura”, declarou José Artur Neves, visivelmente bem impressionado pela demonstração de meio e de equipas de voluntários do concelho anfitrião.

Mas como a apresentação do DECIR e das ULPC aconteceu, precisamente, um dia antes da conclusão do prazo dado pelo Governo para a limpeza das florestas, após prorrogação de mês e meio, a comunicação social teve de questionar o secretário de Estado sobre a questão da limpeza das terrenos. Em resposta, o representanto do Governo eleito asseverou que a lei é para cumprir e que já foram dadas várias oportunidades aos proprietários para poderem evitar as coimas que estão já a ser aplicadas desde o dia 1 de junho. "O que queremos é que se cumpra a lei e, portanto, foram dadas todas as oportunidades para evitar cobrar coimas", declarou à comunicação social, garantindo que "não é essa a nossa vontade, não é esse o nosso desejo, o que queremos é que se limpe e que se protejam as pessoas". Apesar de muito já ter sido feito, segundo José Artur Neves, a verdade é que, admite, também, ainda, há muito para limpar, afirmando, sem reservas, que esse é um tipo de trabalho que tem de ser continuado.

 


Galeria de Fotos


PARTILHAR:

Presidente da Cáritas de Bragança-Miranda distinguida pelo Papa

Polícia apreendeu em Mirandela camião com viaturas furtadas