Equipamentos modernos, postes de iluminação, uma fonte luminosa e árvores para tornarem o local mais aprazível no Verão são as novas facetas do Largo do Arrabalde, em Vinhais, que foi inaugurado no passado dia 26 de Julho.

O local mais emblemático da vila, que outrora albergou a praça do comércio, sofreu uma intervenção de fundo, tornando-se num espaço de lazer atractivo para turistas e população local.

A obra, orçada em cerca de 300 mil euros, demorou cerca de um ano a ser concretizada.
Já no Mundo Rural, a Câmara Municipal de Vinhais (CMV) também tem levado a cabo melhoramentos nalgumas freguesias. No passado dia 27 de Julho, a população de Paçó inaugurou, em ambiente de festa, as obras de remodelação do adro da igreja, a ampliação do cemitério, e as melhorias nos arruamentos.

Através destas pequenas intervenções, a autarquia pretende inverter a tendência de desertificação que tem vindo a afectar as aldeias do concelho.
Ainda na área rural, a CMV distribuiu, no passado dia 23 de Julho, 11 kits de primeira intervenção contra fogos florestais.

Trata-se de um equipamento avaliado em cerca de 82 mil euros composto por um depósito de 500 litros equipado com motor, pulverizadores e diversa ferramenta essencial para o combate a qualquer fogo. O objectivo é actuar quando o incêndio ainda está numa fase inicial, evitando a sua propagação às áreas circundantes.
Desta forma, a autarquia pretende que as Juntas de Freguesia tenham um papel activo na prevenção de fogos florestais, de forma a contrariar a tendência dos grandes incêndios que têm dizimado o concelho em anos anteriores.

Importa realçar, ainda, que o município de Vinhais recebeu mais de metade dos kits que foram entregues ao distrito de Bragança.



PARTILHAR:

Câmara garante acesso a vivenda

«Projecto concluído com sucesso»