Seminário "Violência Doméstica: O fenómeno para cá e para lá das 4 paredes" contou com a presença da Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade e com o apoio do município alfandeguense.

 

A Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade, Rosa Monteiro, e o Delegado Regional da Zona Norte da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG), Manuel Albano, foram os convidados de honra de um seminário sobre violência doméstica. Intitulada “O fenómeno para cá e para lá das 4 paredes“, a iniciativa da Liga dos Amigos do Centro de Saúde, através do Gabinete de Inserção e Apoio à Vítima, teve lugar no dia 25 de janeiro na Casa da Cultura e contou com o apoio incondicional do Município de Alfândega da Fé.

Sexta-feira passada, durante todo o dia, foram debatidos temas tão importantes e pertinentes como “Violência doméstica aos olhos da justiça”, “Compreender para intervir” e “Intervenção psicossocial com vítimas de violência doméstica e de género”.

O Seminário foi dirigido, não só a técnicos da área de saúde, ação social, educação, direito e profissionais que lidem, de forma direta ou indireta, com a problemática da violência doméstica, mas, também, teve como “alvo” a comunidade em geral, a quem convém despertar e sensibilizar para muitas das situações que, por vezes, acontecem “entre quatro paredes”, sim, mas mesmo ao nosso lado.

De sublinhar, ainda, que o trabalho do Município de Alfândega da Fé na promoção da igualdade de género lhe valeu a atribuição do Prémio Viver em Igualdade em 2016 e 2018. Menção que reconhece as boas práticas da autarquia na integração do valor da igualde de género e não discriminação.   

 

Sobre Rosa Monteiro (Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade)

A secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade do XXI Governo Constitucional, Rosa Monteiro, tutela as áreas da igualdade e da não discriminação.

Neste âmbito são desenvolvidas políticas públicas com o intuito de promover a igualdade e plena participação de todas as mulheres e homens na sociedade.

Nesta área governativa, destacam-se como domínios de intervenção a promoção da igualdade entre mulheres e homens; a prevenção e combate à violência doméstica e violência contra as mulheres; o combate à discriminação em razão da orientação sexual, identidade, expressão de género e características sexuais, bem como o combate à discriminação relativamente à origem étnica, raça ou religião. É considerado, igualmente, prioritário a integração das pessoas ciganas, refugiadas e imigrantes.

 


Galeria de Fotos


PARTILHAR:

Antigo chefe dos guardas prisionais de Izeda condenado por corrupção

“Douro Agroalimentar 4.0” verte conhecimento em Sabrosa e Alijó