Uma retrospectiva de pintura, «Vislumbre de verdade», de Manuel Casal Aguiar, decorre até 5 de Abril, no Museu do Douro, na Régua. São 45 obras, criadas entre 1975 e 2008, que se reportam a quatro lugares: Londres, Oceania, Douro e Trás-os Montes.

Através da mostra poderá o observador inteirar-se do percurso artístico mais relevante de Casal Aguiar, professor na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto entre 1977 e 2003.

Esta exposição, no recém inaugurado Museu do Douro, coloca em evidência a obra pertencente a quatro fases fundamentais do seu trabalho. Inicia-se em Londres, aquando da frequência da pós-graduação na Saint MartinŽs School of Art, atravessando diversos lugares do Douro e de Trás -os-Montes, concluindo com a série \"Timor\", território onde cumpriu serviço militar e onde se desloca com regularidade.

Da fase de Londres, sublinhe-se a presença de telas como \"Adão e Eva\", \"Auto-retrato\" e \"Georgia OŽKeeffe\". De Trás-os Montes, o destaque incide na série \"Desenhos rurais\" e no óleo sobre tela \"A paisagem (representação de quem merece ser representado)\".

Paixão por Timor

São surpreendentes, por outro lado, os diversos trabalhos sobre o Douro, tema que, aliás, é comum em Casal Aguiar, que, utilizando o pastel, aborda a região nas suas mais variadas características.

Incluído na série \"Oceania\", a presente exposição exibe alguns trabalhos sobre Timor, concebidos entre 1995 e 2003. Por exemplo, na tela \"Ocenia II\", Casal Aguiar explora a beleza do mar, colocando-o a em confronto com a não menos bela terra, relevando sinais da presença dos habitantes daquele território.

Convém referir que Timor tem sido um dos lugares que mais têm inspirado o pintor, onde o carinho e dedicação a este território são narrados esteticamente e de forma vincada em dezenas de obras.

Casal Aguiar tem 68 anos, nasceu em Rio Tinto, vive e trabalha em Penafiel. Realizou várias mostras individuais e está representado em colecções particulares e oficiais.



PARTILHAR:

«Ninguém fica por socorrer»

Investimento de 54,5 milhões de euros