O homicida confesso de dois septuagenários, há uma semana, em Codeçais, Carrazeda de Ansiães, foi condenado, ontem, a um ano e meio de cadeia pelo crime de ameaça. A sentença foi proferida em menos de meia hora e à porta fechada. Os factos pelos quais era acusado foram dados como provados, pelo que o advogado oficioso de defesa assegurou, à saída do Tribunal, que não iria recorrer.

Adelino Gonçalves, 47 anos, chegou ao Tribunal de Carrazeda com as mesmas roupas com que foi detido há uma semana, rotas e ensanguentadas. Tanto à entrada como à saída ouviu palavras de ordem de dezenas de populares que se concentraram à frente do edifício. Este facto levou a GNR a apertar a segurança no local, obrigando as pessoas a permanecer afastadas do escadario do edifício.

De resto, a concentração da população não se deveu ao crime que ontem foi sentenciado, mas ao ocorrido há uma semana. \"Assassino\", \"matas-te dois inocentes\", \"deitem-no cá para baixo que a gente trata dele\". Palavras enraivecidas de residentes em Codeçais, que, sobretudo aquando da entrada do indivíduo, não conseguiram aguentar o silêncio combinado entre eles minutos antes. A GNR foi mesmo obrigada a segurar o ímpeto de alguns dos populares mais enervados.

A sentença de ontem referia-se a um crime de ameaça dirigida a um cidadão de Carrazeda de Ansiães, com exibição de arma branca. A condenação a ano e meio de cadeia é já a quinta aplicada pelo Tribunal ao indivíduo, ao qual, segundo a defesa, \"as penas sofridas não tiveram qualquer efeito corrector\".

Vontade de estar preso

Adelino Gonçalves passou cerca de 20 anos na cadeia por um homicídio na forma consumada e por outro qualificado na forma tentada, a que se juntaram condenações por extorsão, ofensa à integridade física e, a de ontem, por ameaça.

O indivíduo regressou ao Estabelecimento Prisional de Bragança, onde se encontra desde a passada quinta-feira, depois de ver o Tribunal de Carrazeda aplicar-lhe a prisão preventiva como medida de coacção pelo duplo homicídio. A vontade manifesta de regressar à cadeia terá sido, de resto, uma das motivações para matar à facada os dois septuagenários no bar da associação dos Codeçais, no dia 1 deste mês, sem qualquer tipo de justificação.



PARTILHAR:

Carretera nacional 122

Novo método patenteado