Vimioso, no distrito de Bragança, junta sete dezenas de expositores na Feira das Artes, Sabores e Ofícios, que se realiza entre sexta-feira e domingo e que a autarquia local descreve como um "pilar" da economia local.

"Em concelhos como o de Vimioso, é importante dar a conhecer todo o seu potencial agropecuário e gastronómico, apostando sempre na qualidade na excelência do que a terra produz", acrescentou o presidente da Câmara, Jorge Fidalgo, em declarações à agência Lusa.

É um contributo para o fomento da economia local, numa altura em que, segundo a organização, "muitos vimiosenses que estão ausentes regressam à sua terra de origem, o que leva a que a hotelaria da vila esgote havendo mesmo recursos as unidades de fora do concelho".

Beneficiando do facto de Vimioso ser um concelho fronteiriço, o certame atrai igualmente muitos espanhóis.

"Continuamos a valorizar o nosso artesanato [cestaria, artefactos em cobre, tapeçaria e as alforjas], tudo feito à mão, o que mostra a nossa arte secular", refere ainda a organização.

Para além da componente comercial, o certame tem um programa de atividades paralelo que inclui uma montaria ao javali agendada para sábado. Ainda para sábado, está agendado um passeio todo-o-terreno.



PARTILHAR:

Incêndio em Vinhais provoca busca sem resultados

Orquestra de Sopros foi laureada com um 1º Prémio do CIB Vila d'Altea