O Nordeste Transmontano enquanto parte integrante da Reserva Transfronteiriça Meseta Ibérica esteve presente no 4º Congresso Mundial das Reservas da Biosfera da UNESCO, que decorreu em Lima, Perú, de 14 a 17 de março.

Berta Nunes, Presidente da Câmara Municipal de Alfândega da Fé e também Presidente da Zasnet participou nesta iniciativa onde proferiu uma comunicação sobre “Mulheres com ideas que fazem a diferença: projeto desenvolvido na Reserva da Biosfera Transfronteiriça da Meseta Ibérica”. A delegação integrou também os parceiros Espanhóis e a Diretora da Zasnet, Helena Videira. No evento, que reuniu mais de 1200 representantes de 120 países, estiveram em análise questões relacionadas com os objetivos do desenvolvimento sustentável A jornada possibilitou uma troca de experiências sobre o papel das reservas da Biosfera neste campo.

No final do congresso foi adotada a declaração de Lima e o Plano de Ação de Lima 2016-2025 para a Rede Mundial de Reservas da Biosfera. Documentos onde consta a estratégia a seguir.

Recorde-se que a Reserva Transfronteiriça Meseta Ibérica, abrange o Nordeste Transmontano e as províncias espanholas de Salamanca e Zamora. Foi classificada pela UNESCO em Junho de 2015. Esta classificação é um selo de excelência, atribuído a um território onde a simbiose entre o Homem e a Biosfera é plena.

No dia 19 de março, foram aprovadas, pela Unesco mais 20 novas Reservas. Das atuais 669 existentes em todo o mundo, apenas 16 são transfronteiriças. Em Portugal há 3 Reservas Transfronteiriças, a do Parque Nacional Gerês – Xurés, a da Meseta Ibérica e recentemente a de Tejo /Tajo Internacional.



PARTILHAR:

Mês de abril é o mês da maronesa.

Jornadas Parlamentares do PC em Bragança e Vila Real