Batista Jerónimo

Batista Jerónimo

50 Individualidades do distrito de Bragança nos 50 anos de liberdade

Para memória futura é registado as Individualidades do Distrito de Bragança, que se notabilizaram e contribuíram de alguma forma no pós 25 abril, na perspetiva do signatário.

O critério adotado foi:

a) Contributo individual relevante no distrito ou num dos doze concelhos.

b) Contributo individual relevante fora do distrito com repercussão na notoriedade do distrito ou um dos doze concelhos.

c) Feitos notáveis que projetassem o distrito ou um dos concelhos em Portugal e/ou além-fronteiras.

d) Distinção individual ou coletiva de desempenho reconhecido em que o distrito ou algum concelho tivesse sido beneficiado

Foi levado em consideração desempenhos na política, cultura, desporto, empreendedorismo/comercio e associativismo/corporativismo.


A listagem dos distinguidos pelo fica ordenada por ordem alfabética, pelo nome mais conhecido.

1. Adão Silva Professor, diretor da Segurança Social, dirigente partidário, governante e Vice-Presidente da AR. Era esperado mais.

2. Adriano Moreira figura nacional, sem obra distrital.

3. Aires Ferreira autarca, governante com preocupação social e a quem a Torre de Moncorvo deve a urbanidade atual.

4. Alcino Nunes homem ligado ao “ouro negro” transmontano, dicotómica a perceção dos agricultores entre o amigo/inimigo.

5. Alexandra Pires contra tudo e contra todos, não desistiu e criou a primeira associação de desenvolvimento e competição do futebol feminino.

6. Almeida Santos um senhor nacional a quem o distrito pouco deve e tanto podia ter ajudado.

7. Álvaro Vaz uma vida ligada á filantropia, com destaque para a criação da Obra Padre Miguel.

8. Antero Luís diretor SIS, SEJ e contributo na implementação do sistema jurídico em Timor. Ainda está a tempo de fazer história no distrito.

9. António Carneiro viu a persistência na dedicação aos caretos de Podense reconhecida pela UNESCO e com isso não só Macedo de Cavaleiros, Podence e o distrito de Bragança ganhou imensuravelmente visitantes.

10. António Ferreira (Pescadinha) autarca, em tempos difíceis, deixa o ex-líbris do Nordeste -Barragem do Azibo e ainda o ensino superior Jean Peaget em Macedo de Cavaleiros.

11. António Pires, Padre, criou em Sendim uma oficina de recuperação de arte sacra, dinâmico e dinamizador, a ele se deve o empenho na construção do Mosteiro Trapista de Santa Maria, Mãe da Igreja em Palaçoulo.

12. Armando Vara Deputado, Governante, Bancário, Banqueiro. O transmontano que deixa o nome ligado às obras estruturantes em todo o distrito. Por onde se passe o envolvimento e influência deste governante está presente no distrito de Bragança.

13. Arnaldo Pereira ficará na história do futsal benfiquista e nacional.

14. Beraldino Pinto o Nordeste sempre na sua vida, Associativismo de desenvolvimento, empresário, autarca na CM de Macedo de Cavaleiros e atualmente Vice-Presidente da CCDR – IP.

15. Berta Nunes governante, autarca, dirigente e deputada faz história no PS, na saúde distrital, no poder autárquico e na luta pelas causas da mulher, muitas vezes exagerado.

16. Camilo Mendonça homem de causas pelo distrito, vem para esta lista pelo legado e pensador de como o Nordeste se podia desenvolver, criou o CAICA no Cachão, Mirandela, que ainda hoje é uma oportunidade para o desenvolvimento do Nordeste.

17. César Urbino o jornalista e diretor do Jornal A Voz do Nordeste fica pela sua luta de causas distritais e jornalismo de intervenção e independência ao poder. Responsável pela revolução operada no conformismo do jornalismo vigente à data.

18. Cónego Belarmino Afonso, um dos vultos da cultura do Nordeste Transmontano, com um vasto trabalho de investigação e recolhas de cariz etnográfico, antropólogo e etnólogo. Foi provedor da Santa Casa da Misericórdia de Bragança, diretor da revista Brigantia, do Mensageiro de Bragança e do Arquivo Distrital de Bragança.

19. D. António José Rafael Bispo de Bragança-Miranda sonhou, idealizou e concretizou a construção da Catedral de Bragança.

20. D. José Cordeiro Bragança-Miranda, Bispo, faz parte desta lista mais pelo lugar que ocupa atualmente na Arquidiocese de Braga do que pelo seu legado como Padre e Bispo na diocese de Bragança-Miranda.

21. Dinis Rodrigues (Bragmaia/Bricantel) o empresário dinâmico, inovador e empregador que reconhece o colaborador. De Bragança está a chegar a muitos Países.

22. Dionísio Gonçalves seja pelo Parque Natural de Montesinho e principalmente pelo IPB é seguramente a figura primeira deste ciclo a quem o distrito será eternamente grato.

23. Dulce Maria Cardoso, transmontana ausente, escritora romancistas, talvez a maior titulada na área.

24. Edite Estrela transmontana sem causas ou obra conhecida no Distrito.

25. Ernesto Rodrigues um escritor transmontano.

26. Fernando Subtil polémico, contundente, inconveniente por vezes, odiado e amado, mas reconhecido pela sua intervenção cívica.

27. Galandum Galundaina: Paulo Meirinhos; Paulo Preto; Alexandre Meirinhos; João Pratas a sua música está nos quatro cantos do Mundo.

28. Geadas a família que revolucionou a restauração, tanto na confeção como no servir. Hoje estrela Michelin no restaurante G Pousada com o Chefe Óscar Geadas.

29. Graça Morais a Pintora de nível mundial que nunca esqueceu as origens.

30. Isabel Ferreira à data uma das maiores investigadoras portuguesas, governanta e deputada. É no momento uma promessa para o Nordeste Transmontano.

31. Isaltino Morais não pela obra tangível ou intangível no distrito, mas, por ser de Mirandela e ter sido governante e atualmente autarca em Oeiras.

32. João Sobrinho Teixeira acompanhou e substituiu Dionísio Gonçalves na Presidência do IPB, Presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos, governante, deputado que se notabilizou na defesa de causas do Nordeste Transmontano.

33. Jorge Gomes empresário, dirigente associativo e político, governante, deputado e será recordado, também por ter sido o último Governador Civil do distrito de Bragança.

34. Jorge Nogueira quase cinquenta anos dedicados ao futebol Distrital.

35. Jorge Nunes reconhecido o poder de executar, aproveitou as condições criadas pelos governos de António Guterres e José Sócrates para concretizar o maior volume de obras em Bragança. Várias críticas a algumas obras, só quem não faz é que fica isento de críticas.

36. José António Nobre, para além da escultura pública (estátuas, bustos e outros monumentos), fica conhecido pela sua atividade medalhística, de conceção de troféus e ainda de peças de cerâmica.

37. José Gama com política à Americana catapultou Mirandela para o plano Nacional.

38. José Luís Pinheiro com orçamentos parcos, estruturou a cidade de Bragança. Visão acima do normal, fica a coautoria da implementação do IPB e o Projeto Auto-Sabor.

39. José Manuel Neves, bancário impulsionador e fundador do clube Vale do Conde e atualmente Presidente da Associação de Futebol do Porto.

40. José Santos o Homem Empresário, Social, Político e Cooperativista, ficará na história de Freixo de espada à Cinta.

41. Júlia Rodrigues herdou do progenitor a apetência pala causa pública. Iniciou na DRA em Mirandela, Diretora do Centro de Emprego de Mirandela, Deputada e Autarca em Mirandela. Fica na história pelas causas onde se envolveu e por ter “roubado” a câmara pela primeira vez ao PSD.

42. Língua Mirandesa com Amadeu Ferreira e Júlio Meirinhos, os responsáveis pela criação e como impulsionadores do reconhecimento da segunda língua portuguesa.

43. Luís Mina o autarca que é único a ganhar duas autarquias em concelhos diferentes Vimioso e Bragança. Estruturou a cidade dos acessos e colmatou o flagelo da falta de água em Bragança.

44. Luís Vaz o autarca que levou Macedo de Cavaleiros a Cidade, deputado e um inconformado cidadão na defesa do distrito.

45. Manuel Joaquim Caldeira empresário de construção civil, mas foi com a excelência dos vinhos Castelares e Fronteira que escreveu o nome em Portugal e em vários Países.

46. Manuel José Lemos empresário ímpar, deixa o nome na saúde privada. Criou o Hospital Privado Terra Quente, Hospital Privado de Chaves e Hospital Privado de Bragança.

47. Marco Ferreira atualmente o melhor currículo futebolístico Transmontano e um dos melhores de Portugal: Campeão Europeu, Liga Europa, Campeão Nacional, Taça de Portugal e Supertaça C.O., representou várias equipas nacionais e estrangeiras com destaque para o FCP e SLB.

48. Orlando Rodrigues o incumbente Presidente do IPB, antes Vice-Presidente, não deixou ficar mal quem o antecedeu.

49. Pizzi futebolista destacou-se no SLB onde foi campeão, conquistou a Liga Europa, Taça da liga, Taça de Portugal, Supertaça C.O., representou a seleção nacional e vários clubes nacionais e estrangeiros.

50. Ricardo Figueira foi no Hóquei em Patins do CAB, FCP e Seleção que o seu nome é inquestionável e incontornável.


O pretendido, além de relevar os eleitos, tem a parte de incentivar outros que se preocupam com a região e os seus habitantes.

É provável que a lista não seja do agrado de todos, que por falta de atenção ou, não valorização, outros nomes não tivessem sido levados em consideração, mas é esta a minha lista final. Parabéns aos eleitos.

De notar que estes cinquenta nomes saíram de uma primeira lista de cento e dois.

Baptista Jerónimo, 01/05/2024


Partilhar:

+ Crónicas